The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Como Fazer o Visto (Turismo ) Americano e ir à Emb. de SP de Bus.

Este post foi escrito há algum tempo. Fui atualizando mas algumas das infos ainda podem estar desatualizadas.
==================================================================

No final desse artigo algumas respostas a dúvidas mais frequentes.

Primeiro passo é ter passaporte válido. Se não tiver faça o procedimento de requisição no site da Polícia Federal. Lá vc. vai escolher o lugar mais próximo para ir colher as digitais e foto, caso não haja DPF na sua cidade.

Preencha o formulário, imprima a guia para pagar a taxa no banco e leve o formulário e a guia no local. No processo vc. já irá agendar a data de comparecimento na DPF.
Depois é só esperar o passaporte ficar pronto e comparecer na PDF para buscá-lo.

Procedimentos para Solicitação de Visto

Com o passaporte, CPF e ID e uma foto digitalizada nas dimensões de 600 x 600. Vc. irá acessar a página onde começa a preencher o formulário. Non Immigrant Visa Antes de iniciar o processo tenha em mãos os dados pois o preenchimento tem tempo máximo de 20min para enviar os dados. Expirado esse tempo vc. terá que fazer todo o processo novamente. Portanto vá salvando e poderá continuar de onde parou.

Muita atenção a Aplication é toda em inglês,ao passar o cursor sobre as perguntas, as perguntas são traduzidas para o português se isso não acontecer e vc não entende inglês peça ajuda, pois qualquer erro de info pode inviabilizar a concessão do visto. O número de série do seu passaporte fica na parte inferior da página onde está sua foto. Logo após o número do passaporte, exemplo: <.BRA...........<<<<<<<<<<

Vc. vai poder testar a foto se o sistema não aceitar. Volte e faça os ajustes no Macrosoft Office Picture Maneger/ Editar imagens/redimensionar ou qquer outro editor de imagens que permita ajustar o tamanho. Agora o próprio site da Embaixada tem uma ferramenta para ajuste da foto. No dia da entrevista a foto definitiva será feita no balcão pelo agente consular.

Carregada a foto e aceita pelo sistema vc. começa a preencher o formulário com os dados.

Não esqueça de ir salvando o formulário.

No final do processo vc. deve enviar o formulário e imprimir a confirmação. É esse papel q. vc. vai levar na Embaixada, seu passaporte, o comprovante de pagamento da taxa consular.

Com o Confirmation Number vc. faz o AGENDAMENTO para a data e a hora em que irá comparecer no Consulado ou Embaixada que atende a sua região. Acesse "CRIAR CONTA"
Preencha os dados, escolha a embaixada onde irá entregar os documentos.


visto-americano-2

A partir de 2012 houve um desmembramento de funções. A coleta de digitais e foto é feita nos CASV e a entrevista, quando necessário, na Embaixada. O  procedimento no CASV é rápido e em geral não tem filas.

Se vc. vem de outro Estado vai precisar de mais dias para fazer os procedimentos.

Veja os endereços dos CASVs. São Paulo tem dois endereços:

SÃO PAULO #1
Av. José Maria Whitaker, 370- Vila Mariana
São Paulo- SP 04057-000

SÃO PAULO #2
Gualter Building – Av. São Gualter, 308- Alto de Pinheiros
São Paulo- SP 05455-000


"Uma vez concluído o pagamento, você deverá marcar dois atendimentos: um para o cadastramento inicial de suas digitais e obtenção de foto no CASV (Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto) e outro para a entrevista diretamente no consulado. Note que primeiro você marca a entrevista no consulado e depois marca o atendimento no CASV, mas na prática será necessário comparecer no CASV antes de ir para a entrevista. Se você vir de outro estado, poderá tentar marcar ambos no mesmo dia ou em dias seguidos, podendo alterar as datas diretamente no site do agendamento até 24h antes da entrevista."

A partir de abril 2012 a taxa de agendamento não será mais cobrada. Todavia a taxa consular passa para $160,00.

Agora não precisa mais pagar a taxa no Banco Citi. O pagamento pode ser feito via boleto ou cartão de crédito no momento do agendamento.


visto-americano-6

Findos esses procedimentos basta ir à embaixada, se for necessário fazer entrevista, na data agendada. Se chagar uma hora antes entre na fila pois como há muita gente o atendimento é demorado. Leve um livro. Dentro da Embaixada tem lanchonete e banheiros.

Atenção: Não é permitido entrar com celular, chave de carro, câmara foto, nada eletrônico, magnético ou metálico na embaixada. Deixe em casa ou com alguém fora que for com vc. Senão terá que pagar um guarda volume nas proximidades da Embaixada. E eles não são baratos.

Se for de carro terá que deixar em estacionamento.

Como ir à Embaixada Americana de SP:

Na Embaixada Americana de São Paulo é perfeitamente possível ir de ônibus partindo do Terminal Bandeira (Anhagabaú) que fica próximo ao Teatro Municipal (descendo uma escada atrás do teatro). No Terminal Bandeira vá para a Plataforma 6 e pegue o bus sentido STO AMARO-Shopping Morumbi ou STO AMARO-Socorro. Quase todos os ônibus sentido Sto Amaro passam na R. Henry Dunant,500. Peça ao cobrador pra te falar onde descer, mas é quase no final da linha. Pergunte pelo "consulado americano" pois tanto o motorista quanto o cobrador têm a referência de consulado e não de embaixada.

Antes de entrar na Emb. tenha em mãos o protocolo de confirmação ( aquele papel com a foto o código de barra),(anote seu CPF acima do código de barras) o comprovante da taxa pagamento. Qdo sua entrada for liberada entre na fila para mostrar os docs, depois ser chamado para passar no detector de metais e entrar na salão de espera.


Quem for renovar o visto terá que fazer todo o procedimento. Apenas no agendamento irá informar que está renovando o visto.

Outras classes de visto tem outros requisitos adicionais. Informe-se na página do visto-eua.com.br.

Ai é só esperar, o meu levou entre 4-6 dias.

Em Tempo:

Qual a validade do Visto e Qual o Tempo de Permanência com Visto de Entrada.

O visto é um selo que é colado no seu passaporte. Esse selo tem validade, atualmente, de 10 anos. Isso não significa que vc. pode ficar 10 anos no país. Mas sim, que pode ir várias vezes lá, nesses dez anos, sem precisar ir todas as vezes à embaixada.

Ao entrar nos EUA vc. será avaliado pela imigração e ela determinará o tempo de permanência carimbando seu passaporte com o tempo de permanência. Uma comprovante de saída deve ser grampeado no seu passaporte com a data de entrada e a data máxima de permanência, esse papel deve ser devolvido na saída do país. Pelo acordo de reciprocidade entre Brasil e EUA, o tempo máximo de permanência no país por visita para visto de turista é de 6 meses, mas se eles tiverem alguma desconfiança podem desde recusar sua entrada a reduzir esse tempo de permanência. Portanto, ter o selo no seu passaporte não garante a entrada no país. Boa sorte!


Como ir à Embaixada Americana de Carro.


Use o google maps: coloque seu endereço de saída e o endereço de chegada.

Como ir de Metrô.

Ir de metrô direto à Embaixada ainda não é possível. Somente de Metro + Trem ou ônibus. De trem ainda teria que tomar um ônibus e para quem não conhece a cidade a melhor opção é o ônibus que te deixa na porta da embaixada.


O Agendamento e o atendimento são demorados?


Sim e sim. Portanto agende-se com antecedência. Quanto ao atendimento exceto em períodos que antecedem as férias não chegam a demorar mais que três horas. Isso se deve a grande quantidade de pessoas para atender.

Onde fica o número de série do passaporte?

O número do passaporte está perfurado em todas as páginas do seu passaporte.
O número de série do passaporte fica na página onde está sua foto, na parte inferior da página, logo apos o número do seu passaporte, exemplo: <.BRA.......<<<<<<<< Outras dúvidas consulte o FAQ da Embaixada.

Mais info aqui. ou aqui

Um comentário:

Jeane Dalbo disse...

Deveriam ter te dado o comprovante mas e vc. vai receber o visto não precisa mais dele.