The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


domingo, 31 de maio de 2009

O Dia entre St. Jean e Roncesvalles.


Saída às 5:30. passando pela porta de Espanha. Há um nevoeiro intenso e quase não há visibilidade na primeira hora. Faz frio. Preciso usar a lanterna para não me perder. Logo aparece algumas pessoas e fico a uma certa distância esperando que indiquem o caminho. Logo na subida há uma bifurcação. Há um caminho à esquerda com advertência de não segui-lo em caso de mau tempo e outro à direita. Na Oficina do Peregrino eles recomendam ir pelo caminho à direita, principalmente quem estiver andando sozinho.

São quase 6 horas de subida, cada vez mais alto. Atingindo 1400m de altitude para no final descer a 800m.

Os primeiros 8km até Orisson são de adaptação. Faça paradas para beber água e comer carboidrato para recuperar as forças. Leve sanduíches e água com soro hidratante.

Atenção com o sol. Quanto mais alto maior a intensidade dos raios solares. Repasse o protetor solar de hora em hora e use blusa de manga comprida e calça comprida tb. Chapéu de abas longas ou boné australiano para proteger as orelhas e/ou um lenço no pescoço.

A subida é quase toda em asfalto com alguns trechos no meio do mato. Há duas fontes para reabastecer de água. Distantes uma das outras por isso controle o consumo da água para não ficar sem. A água é gelada devido a altitude.

Cheguei em Roncesvalles às 13:30. O albergue abre às 16:00. Assim deixamos nossas mochilas na fila e fomos comer alguma coisa no Hostal Café Bar.

Depois encontrei com os italianos V e A. V. me convidou para tomar alguma coisa no outro restaurante. Pedi um café com leite. V. foi averiguar como poderia tomar um taxi para retornar à SJPP e recuperar o carro. Disse-me que estavam hospedados no Hostal num quarto com quatro camas por 50Eu. Me convidou a ficar com eles, mas preferi o albergue. Não sabia o que me esperava.

Foi para a fila e entramos na sala. Primeiro preenche-se um formulário. Depois os que estão prontos apresentam a credencial de peregrino para ser carimbada e paga-se 6Eu. Não há lugar numerado então quem chegar primeiro pega a cama de baixo no beliche.

Vamos para o lugar do alojamento. Todos se surpreendem com o tamanho e o número de camas. Tiram fotos. Mas não há tempo a perder. Tiro minha toalha e sabonete e vou para o banho.

Vou tirar umas fotos e depois já está na hora da missa. Dizem que é obrigatório ir a essa missa em Roncesvalles, mas a missa não foi nada especial.

Poucos pessoas dentre os caminhantes estavam presentes. Há um entra e sai constante.Talvez por ser domingo tenha mais visitantes e turistas. E depois que o auxiliar do padre diz, em vários idiomas, que só pode receber a comunhão quem for balizado na Igreja Católica ai a debandada é maior ainda.

Vou para o restaurante esperar o jantar ser servido.

Nenhum comentário: