The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Livro: Os romances e as iscas de Virgínia Woolf

Virginia Woolf usa iscas em seus dois romances Mrs Dalloway e Ao Farol. O que vem a ser iscas?
Ela promete algo mas para ter acesso a essa promessa é preciso atravessar um mar de conjecturas, pensamentos e observações dos personagens.

Resultado de imagem para mrs dalloway livro

Em Mrs Dalloway a promessa é que a protagonista irá dar uma festa, mas a protagonista é a que menos aparece. enquanto ela se ocupa dos preparativos, comprando flores e costurando o vestido, o que acontece além dos seus domínios parece ser mais importante. O ex namorado Peter Walsch que a visita brevemente e é acompanhado pelo narrador pelas ruas de Londres. Um ex combatente de Guerra Septimus Warren Smith com sua esposa também tem seus dilemas descritos. Septimus está com um transtorno mental, sequela das atrocidades vivenciadas na guerra. Tem visões, ouve vozes, quer se matar. Aqui vemos um pouco da experiencia da própria autora que conviveu com os mesmos sintomas e acabou suicidando-se por afogamento no rio Ouse. 

Por fim a festa acontece mas Mrs Dalloway está tão ocupada recebendo os convidados que pouco aparece na narrativa. Novamente a lente do narrador se volta para Peter e uma outra convidada que falam sobre Clarissa Dalloway. Ela sabe de Septimus pela esposa do médico que o atendeu e considera que a atitude de Septimus foi correta, afinal não havia condições de cura e seu destino seria o isolamento em uma casa de repouso. Ela considera que ele tinha esse direito.

Muitas pessoas acham que ela pensou em se suicidar, (inclusive já vi resenhas falando isso) mas ela não pensou e nem o fez. Essa percepção pode vir do filme As Horas, que não é adaptado de Mrs Dalloway mas sim de outro livro homônimo. Ali, Mrs Dalloway é apenas uma personagem, assim como a própria Virginia e há outra Clarissa. É um filme muito bonito, mas é melhor ler Mrs Dalloway antes  de ver o filme.

Resultado de imagem para ao farol livro

Em ao Farol, a promessa, ou a isca é uma viagem de ida ao farol, mas que não se concretiza de imediato, porque alguns querem e outros não querem e porque mal tempo não permitirá. Para chegar ao farol uma longa viagem nos personagens deve ser feita Depois a ida ao farol já não importa mais. Os que queriam ir já não o querem e os que não queriam acham que é uma questão de honrar os mortos.

Se você como leitor se apegar as iscas da autora ficará frustrado. Elas são apenas um abertura, como numa sinfonia. Poderia estar ali ou não. É uma promessa, mas não precisa acreditar nela. O miolo do pão é mais importante que a casca.

Depois que ler os outros romances poderei dizer se esse efeito isca se repete também neles.


Nenhum comentário: