The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Três ao mesmo tempo

Resultado de imagem para irmãos karamazovResultado de imagem para o idiotaResultado de imagem para guerra e paz livro

Este ano vou dar sequencia nas leituras que já comecei em dezembro. Vou ler concomitantemente esses três calhamaços no formato digital. Não tenho nenhuma dessas edições. Lendo um capitulo por dia, por exemplo, até início de março termino O Idiota e Os Irmãos Karamazov. Guerra é Paz leio cinco sessões de cada capítulo por dia. Por exemplo, o primeiro capitulo tem 28 sessões. Se os lesse em separado levaria entre dois a três meses para cada um.

Este ano também dou sequencia na leitura da obra de Dostievski. Já li alguns títulos em 2017 e pretendo ler mais alguns em 2018.

No início gostei mais do O Idiota, mas a medida que a leitura foi chegando aos 50%, os Irmãos Karamazov foi se tornando insuportável. Você sabe que um dos filhos vai matar o pai mas precisa enrolar até mais da metade do livro que entregar um desfecho já anunciado desde o início? É claro que qual dos filhos é a cereja do bolo. e vc. fica "p" da vida porque não acertou quem matou o papai Karamzov.

Da mesma forma em O Idiota há tanta falação, discussões inúteis, discursos sobre honra, dinheiro, etc. que cansa. Não que em Guerra e Paz não ocorra o mesmo. Mas eu teria resumido Guerra e Paz em pelo menos umas 500 páginas.

O fato a ser levado em consideração é que esses três livros que podemos pegar nas mãos, por completo, só foram publicados como livro há bem pouco tempo. Os capítulos eram publicados em fascículos, em jornal ou revistas de literatura. Então, o autor tinha que escrever um capitulo que entretece o leitor até que ele escrevesse mais capítulos. Eram os chamados "romances de folhetim", que sempre tinham um gancho ou suspense para que as leitoras continuassem comprando-o. Algo como as nossas novelas de TV. Isso, lido hoje, soa um exagero. Alguns capítulos não acrescentam nada a trama. São puro ganhar tempo ou uma pausa para mudar de assunto, ou porque o autor estava sem assunto, porque estava atrasado na entrega dos próximos capítulos. Se pularmos esses capítulos "inúteis" poupa-se um bom tempo de leitura e pode-se ler cada livro em um mês. Mas se vc. não quer terminar rápido é melhor ler tudo. Porque depois fica aquela sensação de que acabou rápido. O vazio do livro acabado.

É claro que em todos esses romances o foco central é o casamento. Arranjar um bom casamento, vantajoso, seja para a mulher ou para o homem, nem sempre em favor do sentimento. A nobreza, a alta sociedade, a classe social muito elevada, só isso conta.

Uns poucos arroubos socialistas e tentativas de mudar a condição dos escravos (servos).
Páginas e páginas sobre a iniciação maçônica de Pedro.
Todos tem uma falação interminável. Como diz Thomas Mann em um ensaio:"Filosofar sem chegar a lugar nenhum e discutir infinitamente", são características dos romances russos.


Anotações:

Uma mulher e um homem obcecado por ela 

O Idiota- Rogojine ---->Nastasia
Irmãos Karamazov- Mitya----->Gruchenka
Guerra e Paz- Anatólio------>Natacha

Nenhum comentário: