The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Na natureza Selvagem e a negação do homem

Resultado de imagem para chris mccandless

Chris McCandless foi um caso que poderia se chamar "negação do status de homem". Aquela pessoa que só vê maldades no homem e perde a fé na sua natureza, nas instituições, no sistema, na  sociedade, voltando-se para a natureza exterior. Vendo-a como mágica, salvadora, pura.

Thoreau foi um dos influenciadores desse caminho de renuncia ao mundo em sociedade, rasgar seu nome nela, afasta-se, viver da e na natureza. 

Thoreau influenciou Gandhi que fez o que fez na África do Sul e depois na Índia. 

E tudo começou porque Thoreau não queria pagar imposto. Uma ninharia. Foi mais um protesto. Afinal ele podia pagar. Seu pai tinha uma fábrica que fazia lápis. E naquela época se escrevia quase que exclusivamente à lápis ou com pena de caligrafia. Ainda hoje os americanos escrevem à lápis. Provas de escola inclusive. Thoreau podia pagar, mas se recusou porque na época quem não votasse tinha que pagar uma taxa. Como sucede aqui entre nós. Veja o documentário sobre Walden e seu autor

Uma das características dessas pessoas que rejeitam o que o homem fez com o mundo é ser assexuado, sem desejo pelo humano mas apaixonado pelo natural.

Já se sabe que o pai de Chris era violento, conservador, e opressor. Isso pode ter ferido de morte um cara que era sensível as mazelas dos que sofriam. Quando percebeu que não podia salvar o mundo sozinho se retirou para o mundo selvagem, onde supunha, a mão do homem não teria poder sobre ele. Mas a natureza também é poderosa. Ou você se adapta a ela ou ela te suga até a morte.

Nem Thoreau suportou a natureza nua e crua por muito tempo. A fome o expulsou do seu paraíso, ele era vegetariano, assim como cobrou de Chris o preço dos apaixonados, cegos por seu ideal, mas despreparados para suportar a vida na natureza selvagem.

Nenhum comentário: