The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sábado, 8 de julho de 2017

Tenha pressa em saber o que é mentira

Resultado de imagem para 9 verdades e uma mentira

Tenho por norma sempre esperar para me pronunciar sobre alguns eventos. Geralmente em uma semana tudo se esclarece e o que parecia monstruoso não era bem assim ou se confirmará.
Nestes dias urgentes, os fatos ou boatos são desembaralhados rapidamente. Então poupo minha ansiedade e fico esperando. 

Mesmo no processo de impedimento, dei a mim mesma uma longa espera, mas lá no fundo eu sabia que era um conluio onde os autores do processo estavam representando farsescamente algo do qual já tinham certeza do resultado final. Por mais que as provas e as evidencias gritassem os ouvidos estariam fechados para a verdade porque não se buscava a verdade mas um lugar de poder para fazer 
as mudanças longamente acordadas entre as partes envolvidas. 

Quem não faz acordos escusos não serve ao poder e será demonizado e depois chutado para fora como uma barata esmagada com o pé.

Quantos casos de erros por uma avaliação apreçada tem ocorrido. A pressa em condenar sem investigar. O linchamento midiático é instantâneo. Depois que alguém morreu ou se matou por um erro desses não há como reparar a morte não corrige nada. Apenas suprime alguém do cenário, outros podem tomar seu lugar. Por isso não vejo com bons olhos aqueles que acham que muita gente que lhes faz mal ou nos rouba deveria ser morto. Será apenas uma morte. Morte não é castigo para ninguém. Morte é ausência de vida a animar um corpo.

Onde há pressa em saber a verdade pode haver erro. Há que se ter urgência em identificar a mentira, o falso, o inventado, aquilo que é produzido para ganhar dinheiro com clicks, sem importar quem será afetado, este deve ser desmentido. Sou a favor que pessoas que lucram com boatos sejam penalizadas, mesmo que não ocorra nenhum caso de linchamento. A imagem de um individuo é seu maior capital externo. Se sua imagem foi violada quem o fez deve ser chamado à responsabilidade.

É comum sites e programas de celebridades fazerem uma celeuma por uma palavra, a expressão facial ou frase dita por alguém e ficarem muitos dias repercutindo aquele fato.  Incendiando a opinião de milhões de pessoas com a opinião pessoal de uns poucos. Acho isso o fim porque muitas vezes os vídeos são editados ou nem são mostrados. Quando se vai ver não tinha nada de mais. Mas eles exageram para ganhar audiência. Sempre exageram. Você, eu e a torcida do Flamengo deveríamos saber disso e não cair mais nessas ciladas. Mas caímos.

Minha sugestão, procure sempre o vídeo original.

Vou dar exemplos:

Ficaram semanas falando da Taís Araújo pelo fato dela ter dito que não comia abóbora quando foi no programa da Ana Maria Braga. Editaram e fizeram slow motion da cara dela para nos induzira crer que ela tinha feito cara de nojo. Mas se vc. olhar o programa todo verá que o clima era tranquilo e que não houve nada do que os comentaristas de celebridade ficaram semanas explorando. Criaram um  barulho para alimentar a audiência. Isso é muito comum. Acho feio, mas acontece o tempo todo.

Outro fato que chamou a atenção foi a celeuma criada entre Maísa e Dudu Camargo com a conivência pedófila de SSantos. O senhor babão que ganha dinheiro rebaixando as mulheres e protegente os homens. Alias, ele faz bullyn com Maísa desde que ela tinha sete anos. Claro que não o faz sem a autorização dos país, dai dá para ver o que os país da menina tem permitido que ela seja exposta há 8 anos. Agora que ela "acha" que tem voz própria, mas ainda é de menor, vem alguns a dizer que por ela se defender de brincadeiras machistas e misóginas do Sílvio ela é mimada. Então tá.

Esse vídeo, novamente editado, também foi muito explorado. Condenou-se a Maísa e protegeu-se o Dudu. Se formos ver o programa todo a coisa muda de figura. Primeiro a Maísa achando que tinha ido no programa Passa e Repassa se vê diante das costumeiras brincadeiras do SS que sugere que já que ambos estão solteiros, porque eles não namoram. A Maísa com razão não quer falar disso. Ela argumenta que é de menor e que o cara não a interessa. SS insiste no porque de ela não se interessar por Dudu e ela diz que ele não é normal, que é engessado, parece um boneco. Percepção que eu já tinha, mas que não agradou muita gente. O Sílvio como de costume ficou do lado de Dudu que aproveitou a deixa para impressionar o patrão, enquanto Maísa era deixada de lado com seu chororó de menina mimada que não sabe brincar no play do patrão. Não consegui ver todo o vídeo do programa porque me embrulhou o estomago.

Sílvio Santos há décadas faz esse tipo de coisa com mulheres. Ninguém ainda teve cortagem de puni-lo. Ah, mas é o Sílvio Santos. Não acho que SS pode tudo. Ele é um individuo como qualquer outro e por ser quem é deveria ser um exemplo de ser humano. Mas não é.

Sempre vou ver o material original e não o editado. Em geral edita-se o conteúdo para causar polêmicas que não existem no original. Para que se tome partido. Para que se odeie alguém. E assim afeta-se a vida desse alguém talvez irremediavelmente. 

Nenhum comentário: