The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quinta-feira, 8 de junho de 2017

Sherlock-Poirot-Maigret

Resultado de imagem para sherlock poirot maigret


Jules Maigret gosta de fumar cachimbo e toda hora é uma boa hora para um chope. Mesmo durante e sempre durante o serviço. Não deixa de ressaltar que o médico lhe proibiu a bebida. 
É um policial, inspetor, e segue o método da investigação policial. Vasculha a vida pregressa dos suspeitos, Interroga todo mundo, incansavelmente. Procura em arquivos. Ler Simenon é uma delícia não para desvendar os crimes mas para passear por Paris, pois Maigret explora a cidade como ninguém (ele não sabe dirigir), à pé, de carro, de táxi. Maigret é casado e sua esposa aparece nos relatos.

Sherlock Holmes-O detetive mais famoso. Fuma cachimbo e toma chá. Toca violino. Gosta de investigar seguindo método e análise próprios que chama de observação e dedução. Usa também a ciência na análise de provas. Dispensa arquivos, interrogatórios. Ele se julga capaz de descobrir a solução dos crimes apenas deduzindo. Um perfume aqui, um torão de terra ali. Nunca se casou.

Assistente: Doutor Watson. 

Hercule Poirot-É o mais caricato. Baixinho, excêntrico, Belga. Seu método é a psicologia. ele observa as pessoas e reflete sobre elas tentando adivinhar quem são. É o que mais dá voltas para enganar o leitor. recapitula varias vezes, enrola, mas no fim sempre consegue enganar o leitor.
A maioria dos crimes que envolvem herança o método escolhido é o envenenamento. Crimes cometidos em outros países, são usadas armas de fogo.

Quase todos os desfechos se resumem em reunir os personagens numa sala e recontar tudo que ele investigou até apontar o criminoso, que estará presente na reunião. Seu lema é ordem e método.

Igualmente a Holmes, ele acha que pode resolver um crime sem sair de casa, usando suas pequenas células cinzentas. Nunca se casou.

Assistente- Hastings.

Os detetives de Agatha Christie:

Miss Jane Marple
Tommy e Tuppence
Parker Pyne
Ariadne Oliver


Sherlock e Poirot são muito parecidos no método. Maigret é o mais normal. Sempre fui fã do Sherlock. Piorot-Agatha Chirstie me cansa por divagar demais. Tenho gostado mais de Maigret-Simenon não parece tão ficcional quanto os demais. Parece mais plausível. Mas os três são ícones do mundo dos detetives.

Gosto de ler esses livros quando estou sem sono. Ai é que não durmo porque quero saber o final. 

Nenhum comentário: