The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


terça-feira, 20 de junho de 2017

Lulistas X Dilmistas

"Lula deixou todos roubarem desde que não o envolvessem nos esquemas."
"Dilma tentou acabar com a roubalheira"
"Vamos tirar essa vaca!"

Percebeu a diferença?
Se deixar os caras roubando te deixam em paz.
Mexeu com eles transformam o país num inferno.

Quem estava certo. Lula ou Dilma?
Do ponto de vista da honra, Dilma. Do ponto de vista da necessidade de governar, Lula.
Ambos com suas razões pensaram no melhor para o país.
O que é ético para cada um muda. Roubar pode não ser ético, mas se os propósitos se cumprem vira ético. Tipo: "Rouba, mas faz." Não que isso seja correto, mas quando é a única maneira de fazer, apesar de não ser correto.

Ninguém sabe melhor que Lula como o sistema é sujo e como ele funciona.
Dilma quis sanear o sistema de uma só vez. Impossível. Ninguém que esteja ali há décadas se valendo do sistema e do dinheiro público ou de propinas vai aceitar que acabou, assim do dia para noite, não tem mais o que era fácil de ter.

É natural que houvesse uma reação violenta contra Dilma.
Se ela fizesse aos poucos, sem muito alarde, ainda assim haveria reações de ira sobre ela.
Ela comprou briga com gangster, chefes de quadrilha, facções que usam o poder dos seus cargos para cometer toda sorte de crimes e ficarem impunes sob o guarda-chuva do foro privilegiado. Empresas e empresários que financiam políticos para ter vantagens e lucros escandalosos. E que agora se sabe, não que não se soubesse antes, financiam golpes. Antes se desconfiava. Agora se ouve do próprio empresário a confissão.

Tenho lido alguns livros sobre os dois e vejo que os temas se repetem. As comparações também. Tem os lulistas que defendem e defenderão Lula até a morte e tem os dilmistas que acreditam que ela foi melhor que Lula porque teve coragem de mexer nesse antro de corruptos, coisa que Lula não ousou fazer e preferiu ignorar ou se fazer-se de desentendido. Ele sabia que não adiantava mexer nesse vespeiro. Só queria cumprir as metas e votar as leis necessárias para o país. precisava do apoio do Congresso e do Senado, e se esse apoio tivesse que ser comprado, pagava-se o preço. Um preço segundo ele pequeno diante dos benefícios ao país.

Entende-se a lógica dele. Ele sabia que o sistema era corrupto e não tinha como lutar contra, ainda mais não tendo a maioria no parlamento. Dilma mesmo não tendo a maioria, enfrentou e pagou por isso com sua deposição num golpe.

Dilma não quis ser Lula, quis ser ela.
Agora parece que é preferível que Lula volte para apaziguar os ânimos e continuar naquele seu esquema de deixar os ladrões em paz desde que façam as mudanças necessárias para recuperar o país.

Ladrões sempre terão o que barganhar. Não é por nada que destruíram o país, para poder cobrar caro pela reconstrução. tática elementar de guerra.

É claro que as coisas não são tão simplistas quanto se imagina. Dilma baixou os juros reduzindo o lucro dos bancos, que mesmo assim batem recordes de lucro. Lula reduziu pouco. Manteve como os bancos queriam. Dilma pretendia diminuir o rendimentos dos rentistas, que hoje consomem 70 % da arrecadação, para 2%. A Alemanha já anunciou que vai zerar juro de quem tiver dinheiro parado em investimento. Acho correto, embora eu mesma tenha um fundo de pensão, que rende menos de 1%.
Um valor aceitável, mesmo o da poupança que é menor ainda. Afinal, o governo toma o dinheiro da poupança emprestado a juro baixo. Por que para os bam-bam-bans tem que pagar 27% e para os poupadores 0,5%? Só que rentista não tem só brasileiro. Tem muito estrangeiro que põe dinheiro aqui e enche o bolso as nossas custas. Nos EUA, eles pagam 0,25%, então eles vem aqui e conseguem 27%. Uau, que barbada! Então da-lhe governo tirar dinheiro de programas sociais para pagar juros da divida. Divida com os rentistas, entendeu? 

Tira seu médico,cubano, ou não, pouco importa, se ele atende as necessidades do município. Tira dinheiro do Fies, do financiamento habitacional, do Bolsa Família, enfim, de onde puder tirar para dar aos ricos. Ricos que cada vez mais esperneiam e coiceiam para não pagar direitos trabalhistas, IR, IPTU, qualquer coisa. Simplesmente não pagam na esperança que alguém que eles fizeram acordo lhes perdoe a divida. Como já faz o governo vigente.


Estar naquele meio exige muito mais que ética e moral. Conviver com o excremento do meio político é algo que poucos tem estomago. Acho que para aguentar tem que fechar os olhos para muitas coisas senão a pessoa enlouquece ou desiste. Pessoas comuns não suportariam um meio assim tão predador. Entrar nele e deixar um legado é muito mais difícil. Há que se fazer acordos com o que há de pior no meio. Aceitar financiamento daqueles que depois vão te cobrar incessantemente





Detalhes sobre o produto

Detalhes sobre o produto

Detalhes sobre o produto

Detalhes sobre o produto

Nenhum comentário: