The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Teatro: Troilo e Créssida

Resultado de imagem para tróilo e cressida jô soares
Não é a primeira vez que Troilo e Créssida de Shakespeare é montada no Brasil. Na verdade só esse ano é a segunda vez. Parece que a luta entre gregos e troianos foi lembrada assim no más devido a polarização que se instalou no país. Mas os gregos e os troianos não estavam lutando por um partido, por um país, por riquezas a serem capitalizadas, por território e nem mesmo por Helena. Eles estavam em guerra porque não tinham outra coisa melhor para fazer e só sabiam viver em conflito. Helena, a esposa de Menelau que foi raptada por Paris, não era nem de longe a causa da pendenga que durou anos. Helena nem sequer estava em Troia. Já havia fugido para o Egito e lá vivia sob a proteção de Hamses I. Mais tarde Menelau foi busca-la no Egito. Ficou um tempo por lá. Alguns gregos até ficaram no Egito de tanto tempo que durou a expedição de resgate de Helena. Eles realmente não tinham o que fazer da vida. 

A mais recente montagem é dirigida por Jô Soares. Tem todos os cacos de Jô Soares. Para mim essa peça é no minimo uma tragédia, mas é apresentada como comédia sinistra. Modernamente sinistra. E sinistra no jargão atual significa: boa, ótima. Assim acham os que a fazem. E deve ser, do contrario não estariam no palco.

Um troiano se apaixona por Créssida sobrinha de Pandaro. Por fim Créssida é trocada por um. soldado troiano. Ela fica com os gregos e o soldado volta para a guerra. Um soldado é mais importante que uma mulher. Mulheres gregas ou troianas em meio a uma guerra por esporte serviam a quem? A seus senhores. Nada mais. É machista e misógino, mas assim era naqueles tempos e os tempos andam cada vez mais para trás, infelizmente.

Troilo e Créssida é uma peça pouco encenada. Não fez sucesso quando Shakespeare a apresentou. Talvez seja a mais fraca das peças do dramaturgo inglês. 

A peça do Jô Soares tem duas boas iscas. Helena e Créssida são apresentadas por duas belas atrizes que desfilam sua languidez pelo palco. Alguns dirão que nada fazem ali a não ser passear em cena. O que mais quereis oh plebeus ingratos? Se nem o texto leram, Se nem a história sabem. Pelo menos se deleitem com Adriana Galisteu e Maria Fernada Cândido. Que outra chance terão de vê-las de tão perto.

Troilo e Créssida está no Teatro do Sesi-Fiesp- Av Paulista-1313- Metro-Trianon MASP 
Até 18 de dezembro- De quarta à domingo. 20:30. Entrada Free

Retirada do ingresso no local ou reserva online no site meu sesi depois retire o ingresso na bilheteria.
As atrizes que fazem Helena e Créssida tem substitutas e podem não estar em cena todos os dias.


Nenhum comentário: