The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


segunda-feira, 18 de julho de 2016

O Circo do Impeachment tem cheiro de Petróleo

Resultado de imagem para petróleoO impedimento é um circo criado para gerar uma cortina de fumaça sobre o real motivo de todo esse esforço em destruir a Petrobras para entrega-la à empresas americanas. Enquanto a presidente luta para voltar ( ou pelo menos salvar sua biografia), os golpistas lutam para aprovar a transferência das reservas do pré-sal para mãos estrangeiras. São milhões de barris dia estraidos do pré-sal. De apenas um campo-o de Libras, mas há muitos mais. A capacidade do pré-sal e seu valor é incalculável. Mesmo que fosse vendidas todas as reservas por 3 trilhões como alguns querem, seria pouco. Quem não quer tudo isso?

O mundo quer. Os políticos querem a parte deles. O que eles ganham nesse bolo também é incalculável. Uma vez entregue à Chevron, Shell e outras Cias, a conta será paga. A dinheiro desviado da Petrobras será esmola perto do que os artífices do golpe receberão.

Basta ver o que ocorre em todos os países que tem reservas de petróleo. Nenhum está no paraíso. Todos estão em convulsão. 

Por que? Países do hemisfério norte até poderiam viver sem gasolina, mas sem óleo para aquecer suas casas e prédios, ou sem gás no caso da Europa, eles não concebem viver sem. Se não conseguirem agora tentarão novamente em outro momento. Já fazem isso desde Getúlio e não medem esforços para conseguir o que querem,

Após o que aconteceu na Turquia ficou claro que a Turquia com Erdogan é a ponte entre o ocidente e o ISIS. Quem abastece os terroristas e como armas chegam até eles? Ah, eles compram no mercado negro. Mas quem abastece o mercado negro?

Quanta gente já morreu pelo mundo afora por causa desse imperialismo. Por causa do petróleo. Ativistas defendem que o petróleo deveria ser deixado onde esta e que outras fontes de combustível e de aquecimento deveriam ser criadas. Vendo pelo preço que o mundo paga para que alguns fiquem no conforto de seus lares, empresas, quentinhos. Será que vale apena?

Aqui quando é frio, nos enrolamos em cobertores. Vistemos mais roupas. Na Europe, nos EUA, no Canadá, Na Rússia e na Asia também já foi assim, um dia. Mas a sociedade ficou cada vez mais acomodada. Não quer sofrer. E as empresas que vendem conforto não querem deixar de lucrar.

É assim, será sempre assim. A maldição do petróleo. Antes o Brasil não o tivesse descoberto. Ou não o tivesse revelado. Agora entra no circuíto dos perseguidos pelo vil ouro negro. 

Ficar esperando o resultado do impedimento é dormir no ponto. Se as pessoas não pressionarem os golpistas, Se não protegerem o pré-sal, se não agirem agora, o erro não terá volta. Gerações futuras viverão na penúria. Corremos o risco não de virar uma Venezuela como dizem alguns, mas de voltarmos ao padrão África.

O Brasil é que volta a se arrastar na miséria. Os ricos irão embora e os que conquistaram algo até aqui podem perder e voltar a camadas mais baixas. Os pobres podem voltar a níveis de pobreza e miséria. 

Quando o Brasil cresce, vem alguém e lhe quebras as pernas e o pais retrocede. Porque ninguém pode estar acima dos E.U. Pior é quando é gente daqui que faz isso. Até retomar o crescimento, por a casa em ordem e voltar a um status digno pode levar décadas. 

Nenhum comentário: