The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sábado, 28 de maio de 2016

EBook-O Rinoceronte

Resultado de imagem para o rinoceronte ionescoEu ia comentar essa peça. A primeira que leio do Ionesco. E lerei outra dele A Cantora Careca, mas achei um vídeo que explica muito bem ambas as peças e deixo-o aqui para quem quiser vê-lo.



Ionesco é conhecido por escrever peças do chamado teatro do absurdo No teatro do absurdo se leva ao extremo temas banais. Metáforas são usadas para isso, como é o caso do rinoceronte. Beckett (Esperando Godot), Harold Pinter, Jean Genet e Edward Albee também lançam mão de estratégias do teatro do absurdo. 


Nesse caso, o rinoceronte representa sistemas totalitaristas como o nazismo ou fascismo, pelos quais muitos foram seduzidos num efeito de manada. Algo muito parecido tem acontecido no Brasil com a chamada direita inflada pela mídia que seduz multidões que aderem sem um claro questionamento. Movidas por ódio partidária e de classe. O mesmo que levou os alemães a aceitarem a doutrinação nazista. O ódio aos judeus e imigrantes, a visível ascensão destes em detrimento da estagnação da burguesia e dos ricos. Os demais foram junto por medo de sofrerem as mesmas ações usadas para sumir com os judeus. Alguns poucos não aderiram e ajudaram os judeus. Mas a maioria silenciou, mesmo sabendo dos horrores praticados.

Teve uma apresentação do Rinoceronte esse mês por uma companhia de teatro francesa. Foi no sesc pinheiros. Outra peça também no início do mês baseada no texto de Ionesco: Canto para Rinocerontes e Homens.Amanhã par quem está em SP, Galpão de Folias é a última apresentação. 

Nenhum comentário: