The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sexta-feira, 15 de abril de 2016

SP Harp Festival


Não tinha nada de teatro no CCBB, mas tinha um festival internacional de harpa que ocorre todos os anos no RJ e que tem exibições em SP também. Voz e Harpa. Só pude ir dia 15-16. O primeiro concerto foi com uma americana, a soprano Zoe Vandermeer cantando Luzzascchi, Ferrabusco, Handel, Bellini e Richard Jones acompanhada pela harpa tripla escocesa. Ela mesma tocou e cantou.
O ambiente estava bem frio, ela reclamou, mas ninguém ali entendeu seus sinais. Por pessoas que não falam pelo menos inglês na organização ficou estranho.

Na sequencia Yerko Lorca, espanhol tocou a harpa Kora, um tipo de harpa usada na Árica Ocidental para acompanhar a contação de histórias. Ele cantou em dialeto africano e tocou a harpa. Contando sobre a história do instrumento, das canções, da tradição muçulmana. As composições eram dele na maioria e outras da tradição local.

Ambos tinham uma voz magnifica e o som da harpa combinou com o vão de entrada do CCBB.

Espero que passe a ter todo ano esse festival de harpa em SP.

No dia 16 vi somente um pouco da apresentação da harpa andina com o argentino Dario e sua esposa brasileira, Cinthia Almeida, que fazia a vocal. Cantaram mais MPB que Latino América. 

Perdi a harpa indiana que muito me interessa, mas fica para outra oportunidade.

Esse vídeo é de 2015 mas ele cantou essa também esse ano:



Nenhum comentário: