The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quarta-feira, 16 de março de 2016

Leia o Livro. Veja o Filme: Sr. Holmes

Resultado de imagem para sr holmes livro
Essa é uma das categorias novas que inclui nas sugestões de leitura. Não nego, fui rememorada dela pelo um evento recente chamado Oscar. Como vi alguns dos livros que deram origem a alguns dos filmes indicados ao Oscar pensei, porque não. Já li muitos livros que viraram filme. Nessa categoria há uma abundância que abunda, com o perdão da bunda repetida. Só Jane Austen, se não tudo, mas quase tudo virou filme. Shakeaspere vai no mesmo caminho. Portanto sejam filmes ligados ao Oscar ou não, bons livros não faltarão.


Esse não sei se foi indicado ao Oscar, mas eu tinha o e-book. Zapeando pelo g.play vi o filme então porque não ler e não ver o filme, já que Sherlock Holmes é um dos meus personagens favoritos.

Quando a ver o filme antes ou depois fica a critério de cada um.
Eu prefiro ler o livro antes, pois, ás vezes, quando vejo o filme antes,acho que o filme é suficiente e não quero mais ler o livro. Lendo o livro pode ver como ele foi transformado para ser transposto ao cinema.

Algumas pessoas não gostam quando livros são adaptados. Ou não entendem que o que o filme requer nem sempre o livro fornece e portanto é preciso criar mais cenas e suprimir trechos que não interessam tanto na trama. A Slight Trick of the Mind, é o título original do livro.

De certa forma o livro está no filme, mas não na ordem do livro. Uma história pode ser contada de outras formas.

Holmes já tem 93 anos. Está aposentado, mas um dos seus últimos casos ficou sem solução. Ele sente que precisa resolvê-lo antes de morrer, mas está se esquecendo do passado e já tem lapsos de memória no presente.

Quem lhe ajuda é Roger, o filho da governanta. Ele é fascinado pelo apiário de Holmes e o estimula a escrever a história do seu último caso.

Na obsessão de manter sua mente viva por mais um tempo Holmes vai ao Japão buscar uma planta com a qual faz uma geleia que acredita lhe trará a memória de volta.

"A lógica é rara."

Felizmente, sinto em dizer, o filme me fisgou. Corta muitas descrições que para mim soam "enrolation", no livro, mas o filme conseguiu melhorar. Muda um fim trágico que pode decepcionar o leitor, mas que é plausível. O filme é mais romântico e não tem tanto compromisso com a realidade.

Nenhum comentário: