The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


segunda-feira, 9 de março de 2015

Quer ser vegetariano e não sabe como?

Resultado de imagem para vegetarianos

Querer ser vegetariano requer por em prática o verbo "querer "a todo momento. Alguém que passou boa parte da sua vida comendo carne é como alguém que passou boa parte da sua vida fumando. Precisa de uma boa doze de "querer" para deixar de fumar assim como para deixar de lado as delícias feitas com carne e derivados.

Pela minha longa experiência aprendi que se vc. quer ser vegetariano ou vegano não pode depender de ninguém para fazer a sua comida. Isso implica em eliminar as idas ao supermercado, as feiras que apenas vendem os produtos que os supermercados também vendem, porém mais caro. E obviamente restaurantes. 

Se vc. quer entrar nessa via precisa produzir seu próprio alimento, se vc. tiver um espaço para ter uma horta. Caso não tenha precisa procurar no produtor local. Aquele cara que faz em sua propriedade e vende em feiras de produtores em geral são feiras de produto orgânico. Ou vc. vai até a propriedade dele buscar. Isso incluiria leite-derivados e ovos, caso vc. opte por não seguir uma dieta de restrição total a produtos de origem animal.

Depois, o mais importante, você precisa aprender a preparar o que irá comer. Vá testando aos poucos. Mesmo não sabendo cozinhar. Fazer um refogado ou pôr alguns legumes para cozinhar no vapor não são coisas muito difíceis de se fazer. Todavia se vc. não se preparar para ser vegetariano ou vegan se vc. simplesmente da noite para o dia resolver sê-lo pode ser que sua dieta se resuma a macarrão e pizza e isso não seria nada saudável.

Há muitos livros que vc. pode ler e em lojas de ebook há muitos que podem ser baixados de graça. Então antes de abraçar esse caminho procure um pouco de informação, Faça testes, Experimente, experimente muito antes de decidir. Dá mais trabalho, sim, dá. Vc. terá que fazer sua comida e levar para onde for: trabalho, escola, etc. Infelizmente no Brasil não temos um forte hábito de levar comida para o trabalho como os japoneses ou comer em qualquer lugar sem pudor como os americanos. Mas se vc. quer ser vegetariano ou vegano terá que perder esse pudor.

Ademais, vale um adendo. Ser vegetariano não é sair por ai molestando quem come carne ou quem usa artigos provenientes de animais. Mesmo os veganos, que usualmente militam nesse patamar de guerrilha não me agradam. Eu como o que me faz bem não me importo em fazer propaganda e nem em convencer outros a aderir. Comer não deve um tipo de religião ou partido político ou time de futebol. Comer é apenas essencial, só isso. O resto eu ignoro.



Nenhum comentário: