The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


domingo, 15 de março de 2015

Para muitos a ditadura não existiu



Nasci e vivo em uma cidade muito pequena. Cresci durante a ditadura. Acompanhei o governo Geisel e Figueiredo alheia ao que se passava na cidade grande. Para mim e para muita gente que não tinha acesso a informação além da fornecida pelo governo não estava acontecendo nada de anormal. Nós não sabíamos das restrições de liberdade, muito menos das sessões de tortura, dos fuzilamentos. Nada disso nos chegava. Se chegava eu não ouvia pois era coisa de adulto e não se comentava falar perto das crianças. Eu poderia com propriedade dizer que não vi esse período triste da nossa história, muito menos estudei na escola. Mas eu de alguma forma soube o que aconteceu lendo livros, vendo filmes, documentários e lendo a respeito. Eu poderia não acreditar, como muita gente que conheço que insiste em afirmar que aquele tempo foi muito bom. Foi porque o terror da ditadura não tocou nem de leve essas pessoas. Elas não viveram na pele esse momento. Até entendo a negação. Às vezes negamos até o que vemos e experimentamos, mas o que não vemos e não experimentamos parece uma incoerência defender como ideal de sociedade. Bastaria essas pessoas mudarem-se para a Venezuela e passar um tempo por lá.Se gostarem podem ficar. Quem sabe Moscou lhes agradaria mais. Há muitas opções para quem quiser escolher. 

Para muitos a ditadura não existiu dai essa falsa sensação de que antes era melhor. Eu que não vivi nenhuma repressão direta não poria minha língua no fogo para defender um caminho que não conheço.

Nenhum comentário: