The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Ebook: Mr. Gwyn

Alessandro Baricco nunca me chamou atenção. Nem poderia, pois ainda não havia lido nada dele. Quando vi essa tradução decidi arriscar-me em um novo autor. Não encontrei nada em que me arrepender por enquanto. Baricco começou sua vida no caminho da filosofia, mas também estudou música e por isso inciou-se na escrita fazendo ensaios sobre música para jornais de grande circulação como La Repubblica e La Stampa. Também participou como condutor de talk shows na Rai3.

Resultado de imagem para mr gwyn ebookHá vários títulos do autor, alguns deles estão traduzidos ao português. Quem sabe eu não experiente outro.

Algumas características que se repetem em seus livros lembram os surrealistas. Um jogo entre o que existe e o que não existe e a busca da voz da natureza onde não há voz.

Assim vemos nesse livro o personagem que busca a voz do retrato. Ele diz que não gosta dos quadros porque eles não falam e ele precisa falar por eles. Assim Jasper Gwyn que se cansou de ser um escritor de livros decide começar tudo de novo. Agora ele escreverá retratos das pessoas. Seguindo todo um ritual que não descreverei mas é fabulesco aos olhos comuns, porém, fascinante aos olhos de quem se submete a experiência inventada por Jasper. Quando uma das retratadas, a última, resolve vender a histórias para tabloides, Jasper desaparece sem deixar rastros. Ou melhor deixa-os, mas só quem o conhece bem saberá onde estão esses rastros.

Nenhum comentário: