The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


terça-feira, 8 de julho de 2014

Filme e Copa: Razão e Sensibilidade

Filme de 1995. Certamente tem para alugar. Aluguei no Google play.

É um filme que já vi, mas faz muito tempo. Até poderia considerá-lo como já visto e pular este, mas decidi ver ele também. Até porque gostei muito quando o vi.

É um dos melhores que vi, senão o melhor.

O pai de Elinor, Marienne e Margaret falece deixando tudo o que tem ao filho do primeiro casamento. Somente os filhos herdavam os bens dos pais e somente o primeiro filho. Os demais tinham que se virar e as filhas tinham que arranjar um bom casamento.

Mas o pai das meninas faz o seus filho jurar que irá ampará-las. Ele concorda e até pretende dar uma quantia maior por ano a elas, todavia a sua esposa, Fanny, o convence a não dar nada. As moças precisam mudar-se e um primo da mãe lhes oferece uma casa em Devonshire, próximo ao mar. Antes de mudarem-se Elinor conhece o irmão de Fanny, Edward Ferrars. Eles se entendem muito bem, mas Edward já é comprometido secretamente com uma moça que conheceu quando estudava em Plymouth. Fanny vendo o interesse do irmão por Elinor trata de afastá-los. A mãe e as moças mudam-se e seu primo que vive com a sogra espalhafatosa, senhora Jennings visita-as e arrastá-as para sua casa com frequência. Senhora Jennings diz que tratará de arranjar marido para as duas mais velhas. O Coronel Brandon aparece e logo fica encantado por Marienne, mas está se encanta por Willoughby, um bon vivant que se aproveita das donzelas e depois as abandona desonradas ou grávidas. Willoughby apronta com uma conhecida do capitão Brandon e a tia de quem ele será herdeiro o deserda. Então ele despede-se de Marienne e vai atrás de uma moça rica com quem pretende se casar.

A senhora Jennings convida as meninas para uma estada em sua casa em Londres.
Lá Marienne tenta desesperadamente contato com Willoughby, mas ele devolve suas cartas e não lhe dá atenção, mostrando sua noiva. Desconsolada Marienne volta para casa com Elinor e sai para um passeio. A tempestade vem e ela não volta. Coronel Brandon sai a sua procura e a resgata. Ela adoece e passa alguns dias entre a vida e a morte. Brandon conta a Elinor quem é Willoughby e ela conta a Marienne que se conforma com a perda e dá uma chance a Brandon. Edward recebe um convite para ser pastor no condado onde Elinor vive, como sua mãe  deserdou ele aceita. A sua noiva em segredo, se acerta com o irmão de  Edward e deixa-o livre para ir atrás de Elinor. Edward e Elinor, Marienne e Brandon casam-se.

Nenhum comentário: