The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


domingo, 1 de junho de 2014

Vinho: Verde: Casal Garcia Rosé

Vinho verde pode ser branco, rosado ou tinto. Em geral os vinhos verdes tem gás ou agulha como preferem os portugueses. O único vinho verde que não deve ter gás é o que use a uva Alvarinho. O Casal Garcia é o mas importado pelo Brasil. Por ser um vinho que dura pouco os importadores não se ariscam muito com os vinhos verdes. Caso não vendam podem ficar no prejuízo. Depois de ter provado um rosé que não me agradou tentei esse. A denominação "verde" se deve a uma região de Portugal de onde o vinho é produzido. Em geral a região ao norte, entre Douro e Minho. Sete castas brancas podem ser usadas entre as mais conhecidas a alvarinho e Trajadura e as tintas Alvarelão e Borraçal.


Casal Garcia (PT) é  um vinho verde regular. Esse rosé que provei não tinha agulha, mas deveria ter. Safra de 2012. É um vinho leve  e gostoso para tomar sem nenhum acompanhamento. As uvas que compõem esse vinho são: Vinhão, Azal Tinto e Borraçal.  Graduação Alcoolica de 10%. Cor rosada. Alguns dizem que a cor é salmão.

O brasileiro não é muito chegado ao vinho rosé, mais preferido pelas mulheres. Os homens o acham fraco demais. Talvez esse preconceito com o vinho rosé seja o motivo de termos tão poucos rótulos disponíveis desse vinho no mercado. Sendo assim, o Casal Garcia seguirá sendo rei na prateleira.

A garrafa que provei tinha pouco gás. Menos que o esperado. A espuma formou uma aureola branca na taça. Talvez fosse necessário decantar ou coar o vinho, mas eu não tenho os acessórios para tal procedimento. Poderia passar o  vinho por um pano branco, já seria suficiente. 

Nenhum comentário: