The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sábado, 3 de maio de 2014

Usando Smartphone no Caminho de Santiago Português


Veja o link para comprar Sim Card em Portugal. Não esqueça que os portugueses chamam o celular de telemóvel. 


Parece que a Vodafone (91) é quem tem  maior cobertura. Quem vai usar na Espanha compre o chip da Espanha e em Portugal o chip de lá. O roaming entre países da Europa é menor mas ainda assim é mais caro que compensa comprar um chip em cada país. Ele pode ser guardado para usar em outras viagens ou emprestar para quem vá para o mesmo país. O chip já vem com o valor que vc. pagou por ele 10 ou 20 euros.

O chip pré-pago pode ser comprado no aeroporto em lojas das operadores. Verifique se o chip é do mesmo tamanho do que vc. tem no seu aparelho. Se não for vc. terá que cortar o chip para que sirva no seu aparelho. Talvez no local onde vc. comprar alguém pode fazer isso para vc.

Nos aeroportos vc. encontra um SIM Card Internacional (Pay as you go) que pode ser usado em vários países. Eu nunca usei portanto não sei se vale apena. Bem depois de comprar vc. terá que desbloquear. então procure fazer tudo o que precisa na loja para não ter surpresas depois.

Todavia quem usa algum programa de comunicação como Skype e outros poderá usá-lo para se comunicar com parentes e amigos no Brasil e em outros países. Se a tarifa compensar. Isso evita comprar um chip que talvez não vá usar nunca mais. Também pode-se comprar um cartão de recarga do Skype e usa-lo no smartphone ou no tablet.  Se vc. não faz questão de áudio e vídeo. os chats resolvem o problema.

Muito cuidado ao usar o GPS em Lisboa pois há muitas ruas com o mesmo nome. Ou porque são de mão dupla ou porque continuam em outros trechos.

O melhor é andar sem o smartphone e só usá-lo se for muito necessário: fazer reservas, procurar locais de interesse. checar informações ou utilizar aplicativos.

Se não for fazer chamadas, o chip pode ser retirado. O Smarthphone funcionará perfeitamente bem para fotos e acessará o wifi que talvez seja o que mais nos interessa na viagem.


Nenhum comentário: