The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sábado, 28 de dezembro de 2013

Os Livros que mais penei para ler em 2013

Não sei se gostei de algum mais do que do outro. Li muito mais do que costumo ler.
A lista está aqui.

O fato é que alguns foram mais penosos dos que tem por natureza serem de fácil leitura já que o fácil vende mais que o difícil. Pouco comprei.


Custou-me mais ler a Odisséia em inglês, mas a opção de ler em inglês se dá pela falta de uma tradução razoável e acessível da edição em verso.

Moby Dick custou-me ler porque só o lia em viagens, filas, lugares onde precisa esperar. Ficava na minha bolsa, mas já vinha com ele desde 2012 e então baixei uma versão em espanhol no Kindle e parei de enrolar.

O mesmo aconteceu com Ulysses que lia em inglês. Baixei em espanhol e decidi começar a ler do princípio assim não cheguei a terminá-lo.

Avancei mais alguns passos no propósito de ler toda a obra de Shakeaspeare. Li alguns dramas históricos dos quais ainda não havia lido nenhum: Todo o Enrique VI, Rei João e Ricardo II.

Algumas peças de Chekov como o Jardim das Cerejeiras e Pirandello: Os Gigantes da Montanha e Enrico IV.

E muitos outros, mas, as peças sempre me agradam mais ler que romances. Já li minha cota de romances e penso em deixar de ler esse gênero que nada tem a acrescentar a não ser o exercício da leitura, habilidade que já adquiri e não foi lendo romances.

Penar é um termo antigo, digamos que demorei mais para ler.

Nenhum comentário: