Em N.Y custa $ 2,75 =R$ 5,90. O metro de N.Y não é o mais perfeito do mundo mas funciona e só a pouco tempo iniciou-se uma renovação de vagões e expansão de linhas . Lá o metro costuma ficar com a tarifa estacionada por anos. Há seis anos atrás custava $ 2,00 mas desde o ano passado tem aumentado 0,25c por ano.
Quando vou a Sampa ando cada vez mais à pé. Fico hospedada em uma área que me permita fazer tudo que preciso fazer evitando ao máximo usar o caro transporte público que de público não tem nada. É apenas uma concessão pública nas mãos de empresas que lucram muito e nem sei se pagam imposto. Além de que recebem subsidio. Ou seja a prefeitura paga uma nota para as empresas fazerem não sei o que. Talvez para não cobrarem o valor que gostariam de cobrar ou parar de circular. Uma ciranda da dependência. Mesmo que o valor de 0,20 seja retirado do consumidor ele será pago pela prefeitura no tal subsidio e de qualquer forma todos irão pagar. O transporte só será de fato público quando não tiver um peso tão grande no orçamento do cidadão que depende dele.
Em São Paulo todo ano há um aumento da tarifa. Gastar 6,40 por dia em uma viagem de ida e volta é muito se comparado a outros meios de transporte. Com esse tipo de política os administradores de São Paulo jogam as pessoas para dentro dos carros que não tem mais para onde ir. É assim em outras cidades também.
Ficaria satisfeita o dia que as pessoas fizessem passeatas também para protestar por "Menos carros nas ruas." Mas para onde as pessoas dentro dos carros irão se não há transporte público suficiente para todos? Tudo isso no fundo passa muito mais além do protesto. Depende da consciência de quem tanto quer, mas pouco faz. Se todas essas pessoas que estão ai a protestar ficassem algum tempo sem usar o ônibus e o metro quem sabe as empresas sentissem falta desses cem mil pagantes no seu caixa. Mas esse tipo de protesto encontraria pouca adesão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário