The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sexta-feira, 28 de junho de 2013

Henry IV,V.VI e VIII e Outras Peças Históricas

Resultado de imagem para henry shakespeare teatro

Henry IV
parte I e II não foram tão interessantes que merecessem comentários. O único porém para mim foi o irritante Falstaff que levava Hanry futuro V para as baladas da época: mulheres, bebida e até saques a viajantes. Tudo por diversão. Mas quando Henry põe a coroa na cabeça e se torna o sucessor do pai. Falstaff é banido. Aquela vida não cabe mais a um rei e os amigos de libertinagem não podem ser amigos do rei.
Falstaff é o cômico que morre no Henry V. Seu sucessor é Pistol (Pistola)

Em Henry IV o rei tenta de toda forma evitar disputas bélicas. Henry V passa doze anos em paz até decidir que parte da França lhe pertence e vai tentar conquistá-la.

Henry V move uma guerra entre Inglaterra e França para no fim fazer um acordo em que a princesa Catarina é parte do espólio do rei. Ele a quer como sua rainha.

Henry VI tem três partes. A primeira parte começa com o funeral do Henry V. Depois relata a disputa da parte já conquistada por Henrique V, da França. A Guerra das Rosas é o pano de fundo das peças. Nessa etapa entra a guerreira mística Joana D´Arc que garante a reconquista do território francês, mas ela é presa pelos britânicos e queimada na fogueira. Outras questões de sucessão rolam nos bastidores. Henrique VI é ainda jovem e o filho de Ricardo I reclama direito a sucessão do pai que foi morto por Henrique IV. Henrique VI o reconhece como Príncipe de York. Sulfolk propõe a filha do Príncipe de Nápoles que sejam amantes e ele a fará rainha da Inglaterra. O conselheiro de Henrique VI não aprova a esposa escolhida por Sulfolk mas Henrique VI insiste em casar-se com ela, e ela será sua desgraça. Na terceira parte O Duque de York (Ricardo) volta a reclamar com mais veemência seu direito a secessão e o que se vê é uma carnificina onde Henrique VI lava as mãos e foge deixando Margarete e os filhos no comando. Margaret enfrenta Ricardo que rendido tem sua cabeça cortada e pendurada na entrada do seu palácio o que infla a ira dos filhos de Ricardo, Eduardo toma a coroa sobre sua cabeça e jura vingança. Henrique VI é preso e seus filhos mortos, assim como ele também posteriormente é morto, mas para surpresa de todos Margarete que é inicialmente presa é mantida viva por Rei Eduardo que com ela tem um filho.


Henrique VIII já entra na período Tudor. A história é bem conhecida. Henrique é casado com Catarina da Espanha, mas ela não consegue ter filhos. Ele quer se separar para casar com uma Ana Bolena, mas o papa não aceita o divórcio. Henrique se separa do Igreja Romana e instituí sua própria igreja onde o rei é o líder. Henrique se casa com Ana mas ela tem somente uma menina que é rejeitada por Henrique pois ele quer um herdeiro homem. Casa-se mais vezes sem sucessor. Promove perseguições à igreja católica fechando igrejas e expulsando qualquer um que professe nessa fé. Manda matar Catarina e o pai acusados falsamente de traição. Enfim, um rei sanguinário.

King John- O rei João é filho de Enrique II e Eleonor d´Aquitânia. Eles tem um filho que será o Rei Henrique III. Nessa peça há as costumeiras disputas de sucessão e disputas territoriais. Por fim o rei João é envenenado por um monge e seu filho torna-se rei.

Richard II- A peça cobre apenas dois anos finais da vida do rei Ricardo II. Inicia-se com o rei banindo dois de seus súditos: Bolingbroke e Mowbray. Quando John de Gaunt morre, o rei confisca toda sua terra e dinheiro. isso deixa os nobres possessos. Bolingbkoque inicia uma guerra com a Irlanda e retorna secretamente a Inglaterra para se vingar de Ricardo. Quando o rei vai para a guerra na Irlanda, Bolingbroke invade o norte da Inglaterra. Quando Ricardo volta, Bolingbroke exige suas terras de volta mas agora ele também quer o trono da Inglaterra para si. Ele se auto coroa rei Henry IV e Ricardo vai para prisão. Alguns se rebelam tentando defender Ricardo, mas são mortos ou presos. Um nobre vai a prisão e mata Ricardo. O rei Enrique IV lamenta a morte de Ricardo e promete ir em peregrinação a Jerusalém.

Richard III- (a ler)



Para quem aprecia comentários sobre as peças Shakesperianas Harold Bloom tem um volume (Shakespere The Invention of the Human) sobre elas. São 35 peças comentadas nesse livro. H.B tem inúmeros volumes sobre tantos outros autores.

Quem quiser ler todas as peças de Shakespeare, elas são de domínio público. Há livros com "Obra Completa" em inglês

Nenhum comentário: