The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


terça-feira, 25 de junho de 2013

A Máscara que Ri

Resultado de imagem para drummond de máscara


"Quem reconhece o drama, quando se precipita, sem máscara?" Carlos Drummond de Andrade


No principio dos protestos usar a máscara do personagem "V" do filme denotava que havia ali uma inspiração. V também chamou as pessoas às ruas. Depois, quando mascarados e descarados se infiltraram para por violência nos atos, então, as máscaras tiveram que ser removidas.

Gostava da máscara do V como símbolo não da Vingança daqueles que por comodismo ficavam fazendo piadas nas redes sociais e depois foram quebrar coisas na rua. Mas daqueles que se muniram de frases de efeito.

V, se existisse, ficaria intrigado da legião de seguidores que inspirou. Tanto pacificamente como violentamente. Pois "V" não era bonzinho na sua causa.

Mas na hora de sujar as mãos ele próprio o fez. A multidão é apenas convidada a ir aos ruas para ver a queda do totalitarismo vigente. Um mundo que se fez às custas de um símile de holocausto-limpeza das minorias. Algo que ainda sordidamente acaricia as mentes de muitos retrógrados que não sabem viver sem tentar apagar o que lhes incomoda.

Mas esses atos podem estar promovendo exatamente o que V queria destruir, o totalitarismo. O coletivo com aspecto de manada virtual. Só o tempo dirá e se já não diz é porque não estamos sabendo olhar, escutar.

E o que diria o poeta mascarado de V?: "Olha, repara, escuta..."

Nenhum comentário: