The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sexta-feira, 1 de junho de 2012

Filme e Niver: Minha Semana com Marilyn

Resultado de imagem para marilyn birthday cake
1 de junho é o niver dela. Happy Birthday Marilyn!

Vi esse filme  My Week With Marilyn (Minha Semana com Marilyn) no voo de volta de N.Y 

Esse texto de Glen Ferri. traz  "alguns fatos que você provavelmente não sabia sobre a loira."

"Monroe teve mais nomes do que maridos. Ela nasceu Norma Jeane Mortenson, mas foi batizada como Norma Jeane Baker. Durante os anos de modelo, ficou conhecida como Norma Jeane Dougherty e Jean Norman. Depois, quando assinou um contrato com a 20th Century Fox usou diversos nomes diferentes, como Carol Lind, Jeane Monroe e Jean Monroe até chegar em Marilyn Monroe. Ah, ela também se casou três vezes, com James Dougherty, Joe DiMaggio e Arthur Miller.
Monroe foi a primeira opção de Truman Capote para viver Holly Golightly em Breakfast At Tiffany, antes mesmo que  Audrey Hepburn. Aparentemente, Marilyn não aceitou o papel porque seu então coaching achou que interpretar uma garota de programa seria ruim para sua imagem. Hepburn afirmou que sempre achou que tivesse sido mal no papel, mesmo tendo sido seu personagem mais emblemático. 

Marilyn foi a estrela de capa da primeira edição da Playboy em dezembro de 1953. Na verdade, ela já havia sido convidada para posar nua sete anos ante, mas só quando  Hugh Hefner comprou os direitos das fotos por $500 que ela foi nomeada a Sweetheart Of The Month (ou Playmate do Mês). Hef sempre foi um grande fã da loira e até comprou um jazigo ao lado de Marilyn no Blonde Bombshell, em Los Angeles, onde pretende ser enterrado. 

Apesar de ter o impressionante QI de 168 (significativamente maior do que John F. Kennedy , que era de 129), Monroe era conhecida por esquecer suas falas. Em 1959 por exemplo, durante a filmagem de “Some Like It Hot”, foram necessários 47 takes para que ela acertasse a frase "It's me, Sugar". Ela errou tanto e criou tantas variações para a frase que o diretor Billy Wilder resolveu escrever sua fala em uma lousa.
Ainda falando sobre JFK, o vestido que ela usou em sua infame versão de  Happy Birthday Mr. President no Madison Square Garden, NY, em 1962 foi decorado com 2500 strass e aparentemente foi tão apertado, que precisou ser costurado direto em seu corpo. Mais tarde, o vestido foi vendido pela gritante quantia de US$ 1.267.500, tornando-o, segundo o Livro dos Recordes Mundiais, o artigo de roupa mais caro já vendido.

Apesar de ser o maior símbolo século do Século 20, Marilyn afirmou nunca ter tido um orgasmo. Ela fez a surpreendente afirmação para seu psicanalista, Dr. Ralph Greenson. Ela teria dito: “Todos esses anos e eu nunca tive um orgasmo. Quantos anos desperdiçados!”

My Week With Marilyn (Minha Semana com Marilyn) conta a ida de Monroe a Inglaterra para as filmagens de The Prince And The Showgirl. Durante as filmagens, ela se comportou tão mal que irritou o diretor e co-estrela Laurence Olivier, a tal ponto que ele abandonou a carreira de diretor por 13 anos, só retornando em 1970 para o filme Três Irmãs.


null
Michelle Williams interpreta Monroe em My Week With Marilyn
 Os flertes com JFK e seu enorme estrelato fizeram com que Monroe fosse investigada pelo FBI. Acreditando que ela pudesse ser uma simpatizante comunista após um pedido de visto para a USSR, os federais compilaram 34 páginas sobre a loira  e, mais tarde, também foi revelado que sua antiga casa foi inteira grampeada com equipamentos de vigilância incrivelmente avançados. A remoção dos mesmos custou aos novos proprietários US$ 100,000.
Após sua morte trágica aos 36 anos, no ano de 1962, Marilyn deixou um patrimônio avaliado em $1.6 milhões. Seu testamento direcionou 75% de toda sua fortuna para sua coaching Paula Strasberg e 25% à sua psicanalista Dr. Marianne Kris. Quando Dr. Kris morreu em 1980, seu legado foi doado ao Anna Freud Centre, instituto psiquiátrico para crianças em Londres.

Mesmo com um casamento conturbado e violento, Marilyn fez com que seu segundo marido, a estrela do beisebol Joe DiMaggio, prometesse levar flores para seu túmulo toda semana, caso ela morresse antes dele. Ele cumpriu sua promessa e manteve-se dedicado a ela até o dia de sua morte. Dizem que suas palavras finais foram: “Finalmente vou poder ver a Marilyn”.

Nenhum comentário: