The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Aversão às Boas Maneiras

Resultado de imagem para bonjour
Essa aversão ao "Bom dia!" é um sinal de que as pessoas não dizem mais bom dia umas as outras. Outro dia disse bom dia ao acaso pra varias pessoas. Uma olhou para mim de atravessado como se perguntasse: "Eu te conheço?" E lá é preciso conhecer-me para dizer "Bom dia!"


Ser mal educado, marrento, pode ser um sinal avesso de liberdade. "Faço o que quero e quando quero", mas não é legal. Não é uma escolha de quem vive em sociedade. Quem faz o que quer deveria ser eremita e não viver na cidade entre pessoas.

Já falei aqui de como somos pegos de surpresa ao ir à França, principalmente em Paris, mas não só lá, porque os franceses fazem questão de cumprimentos. Eles não esqueceram. Chega a soar doentio para nós que achamos que isso é chato e não precisa. Lá ninguém fala com vc. antes de um bom dia, boa tarde, obrigado, até logo. São os mandamentos da cortesia. Quer ser bem tratado diga "Bom dia!"

Da mesma forma noto a aversão ao "Obrigado" Os pais ficam empurrando obrigado aos filhos e eles parecem sentir-se envergonhados em dizer obrigado. Estão tão cheios de ganhar coisas facilmente sem serem gratos ao que ganham sem esforço algum. Por que dizer "Obrigado!" E mesmo aqueles já adultos teem dificuldade em agradecer. Observo atentamente as pessoas que não agradecem.


Nenhum comentário: