Estava vendo Karate Kid 1 na TV. O filme vale apena não pelo karatê, mas pela disciplina que ele mostra. Além disso ele mostra a oposição entre o karatê-do e o karatê de competição. O mestre do menino diz varias vezes que nunca luta que karatê não é luta, mas o menino quer competir para enfrentar aqueles caras fortões que o ameaçam. É sua única chance de impor respeito. Para que tal objetivo se realize ele precisa competir com eles e derrotá-los e é por isso que ele procura o sansei.
A maneira que o sansei ensina o garoto não é maneira que os garotos serão ensinados quando, instigados pelos filmes, irão encontrar nas academias. Embora no final qualquer arte marcial acabe em competição e combate. É muito raro encontrar um sensei que não encaminhe seus alunos para competições. O estilo do sensei do filme é de aprender de mestre para aluno diretamente. É claro que não se aprende tão rápido como no filme. Leva-se anos treinando. Mas o filme vale pela abordagem, quando se sabe avaliá-la. Os pequenos não saberão ver. Eles só verão a ação.
Há mais filmes da série Karate Kid 2,3,4 (com uma garota) e o mais recente já com outro garoto: Jarden Smith. Nessa linha também tem o filme Karate Girl.
Nenhum comentário:
Postar um comentário