The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quarta-feira, 11 de maio de 2011

Tempo e Temperatura em Manaus

Devido a proximidade com rios e densa vegetação em torno, Manaus é quente e úmida. Quase todos os dias chove um pouco, por alguns minutos. Às vezes, chove mais de uma vez (no inverno). Parece que quando chove fica mais abafado do que quando não chove. Efeito sauna, se é que dá para entender.

Resultado de imagem para cheia manaus
Vista da cidade e do porto na cheia.
A estação se divide em verão e inverno. Agora é inverno (Dez-Maio), período em que chove mais, período das cheias. Lugares que, no verão deles, ficam secos são invadidos pela água dos rios que chegam a subir até 30m. Ás vezes até invadem as casas e os bichos vem junto nessa invasão perigosa. Depois os rios começam a vazar. Período de seca vai de Junho-Nov.

O verão é seco e muito mais quente. A temperatura podem chegar à 50 graus. Chove menos. Tem sido cada vez mais frequente secas dramáticas na Amazônia a ponto de os rios secarem e se poder caminhar em seu leito. Mas o clima é na verdade imprevisível. Há que sempre se estar atento alguns meses antes de ir para saber qual é a situação naquele momento. Pode ser de seca quando deveria ser de chuva ou de chuva quando deveria ser de seca.

Resultado de imagem para baixa manaus
Na baixa o rio recua.
Não se engane com o céu de Manaus quase sempre nublado. O sol está lá sobre as nuvens e queima pra valer. Faça chuva, faça sol a sombrinha ou guarda chuva são companheiros inseparáveis em Manaus. Leve sempre na bolsa ou mochila. Se chover vc. não se molha. Se fizer sol vc. se protege dos raios. Um bom protetor solar e um chapéu também devem ser usados.

Outro item importante é o repelente. Embora digam que não tem mosquito devido a acidez do Rio Negro, vc. vai comprovar em loco que tem sim. E na mata sempre tem mosquitos. Manaus tem altos índices de Dengue. Tome pelo menos vacina contra febre amarela antes de ir para lá. Se for passar dias na mata tome outras vacinas também.

Vc. vai ver que ventiladores e ar condicionado funcionam a todo vapor,dia e noite, pois o calor é
insuportável. Aproveite o ventilador de teto ligado para secar a roupa já que com o clima úmido e chuva vc. não conseguirá secá-las ao ar livre ou levará mais tempo. Isso dito para mochileiros. Já os turistas que ficam em hotel podem levar mais roupas para não precisar do serviço de lavanderia.

Se vc. vem do Sul, evite sair e entrar em lugares climatizados. Eles costumam deixar o ar gelado demais e o choque térmico é inevitável. Vc. ficará resfriado na certa.

Nenhum comentário: