The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Viagens de um ano só

Resultado de imagem para foz do iguacuVamos comemorar as viagens desse ano: Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu, Uruguai e Buenos Aires. Povos tão próximos geograficamente e tão diferentes. Que surpresa me ver pelos pampas com cuia, erva e mate. Só? Não foram tantas viagens, mas foram bem aproveitadas e valeram cada momento.
Outras pelo Brasil do Cerrado. Uberlândia, SP, e o Rio que sempre me surpreende.

Viagens que ficaram só na vontade de ir também foram bem vindas.

Vamos comemorar os encontros desse ano inesperados até serem esperados. Poéticos, com ritmo, violão, pizza, zazen,massagem, acupuntura, olhares além dos olhos.
Vamos comemorar o que transcende o olhar, porque o olhar por si é passível de enganos. Mas depois que o véu da ilusão se desfaz vemos que só vimos o que fantasiamos ver. Foi preciso ver mais de perto para entender que não tinha nada a ver além do encanto do olhar.

Sente, respire e busque o centro de si mesmo.

Agora, quem nunca se enganou com ninguém e quem nunca enganou ninguém? Que enganar seja apenas um deslize e não um hábito, uma falha de caráter. Tem gente que diz: "Eu nunca me engano." Eu digo que quase sempre me engano, ou me deixo enganar. No fim ou no meio o Universo se encarrega de pôr clareza no que estava crociduro pelo encanto do momento. No caos descobri a harmonia.

Planos....Não funcionam mais em um mundo globalizado. Vc. entra em um site para ver o preço da passagem aérea e acha uma barbada. Pensa: "Vou comprar." Entra de novo e já era. Minutos, segundos mudam planos. Precipitar-se ou esperar demais também. Como lidar com a ansiedade? Se alguém já escreveu um  testado em si mesmo me diga quem sabe deixo as unhas crescerem.

E não importa se vc. tem visto ou não pra viajar. E no caso vc. até tem o maledeto visto que às vezes quase custa uma ulcera. Mas não tem mais vontade de viajar.

Não importa se a viagem será a sós ou acompanhada, se alguém desiste na última hora e vc. quer desistir também. Logo vc. que sempre colocou a mochila nas costas sem esperar por companhia de ninguém.

Os anos passaram e vc. não fez nada que os outros queriam que vc. fizesse porque seria mais fácil pra eles conviver com vc. se vc. fosse a regra e não a exceção. Se vc. não fosse um alien, tudo seria mais fácil para os outros, não pra vc. Então, pq. não facilitar um pouco pros outros também? Principalmente se vc. já satisfez o seu alien pessoal.


Vivemos em uma sociedade onde o indivíduo não importa porque uma sociedade precisa de sócios comprometidos com o todo. Mas se o todo não está comprometido com todos estão não pode ser chamado de sociedade.

Criam-se sub sociedades. E se vc não se encaixa em nenhuma fica de fora.

Não fique de fora. Não pense que sozinho é melhor que acompanhado. Às vezes até é, mas não sempre. Se vc. não quer casar, ter filhos, etc, pelo menos invente uma atividade que possa ser feita em grupo.

Tem gente que se reúne pra andar de bike uma vez por semana, tem gente que se reúne pra cantar num coral, para jogar sinuca, ir ao estádio de futebol,tem inúmeras possibilidades. Só precisa encontrar a sua turma, tribo, ou lugar no mundo, caso ainda não o tenha. É estranho escrever isso. Logo eu que sou contra tribos.

Mecha-se. Faça alguma atividade para o corpo e para a mente. Caminhar é a atividade mais fácil e barata. Pode-se caminhar até dentro de casa.

Relaxe e dê um tempo pra sua mente desacelerar. A meditação é um bom exercício pra centrar corpo e mente.

E assim a vida segue. A grama cresce e vc. pode encontrar um presente num pacote de bolacha cream cracker que vale mais que a mega sena da virada.

Não tenho do que reclamar, se a sorte não vir dos números, ela sempre virá do acaso, do bom carma e até do mau carma pode vir uma belíssima oportunidade para aprender.

Lamentar-se não é meu exercício diário. Lamentar não faz parte do meu vocabulário. Sigo vivendo sem saber.

Que seu ano seja sem lamentos, sem desculpas, sem protelações. Ele será sempre como vc. o conduzir. Conduza-o bem.

Nenhum comentário: