The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sábado, 1 de maio de 2010

Por que o Shoptime tem tantos resgistros de Insatisfação?

Fiquei aqui a pensar como o consumidor é refém das empresas. Mesmo que o Código do Consumidor tenha sido uma revolução parece que poucas empresas se importam com ele.
Se o consumidor compra um produto e não paga verá seu nome na lista do SPC ou Serasa. Será impedido de novas compras ou de usar o cheque. Todavia não há um meio imediato, rápido de negativar ou impedir as empresas de operarem caso elas descumpram com suas obrigações ou com o que prometeram na relação compra e venda, ou mesmo quando lezem o consumidor. É uma via única, o consumidor é punido a empresa fica operando livremente. E o consumidor não pode contar nem mesmo com PROCON, que deveria trabalhar a favor do consumidor, mas parece que trabalha a favor de quem pagar mais.

Então só resta recorrer ao um processo que também não favorece o consumidor porque não havendo acordo entre as partes há que se esperar sabe-se lá quantos anos por um parecer favorável.

Resumindo, ou você tem dinheiro e vai em loco avaliar a mercadoria e paga a vista ou vc. corre o risco de sair perdendo, em alguma etapa do processo.

E como acontecem problemas entre consumidor e empresas, sobretudo no comércio eletrônico.

Comigo raramente acontece, um ou outro atraso, trocas, estornos, sempre sem problemas. Mas algum dia acontece e estou desde 2009 tentando uma devolução de um entorno que foi feito de forma incompleta.

Depois de seis meses a empresa me diz que não estornou todo o valor porque eu recebi um dos produtos. Ok, eles já recebram o dindim podem ficar me enrolando ad eternum.

Mas o fato é que não recebi nenhum produto. E nem tenho que provar que recebi pois são eles que dizem que recebi.

Em todos os casos é sempre o consumidor que haje de má fé. As empresas não. Nesse caso há várias empresas envolvidas no processo. Terceirizam tudo e depois não conseguem achar onde está o furo. O consumidor não pode ser lesado por um problema operacional da empresa. Talvez esse seja o grande problema dessa empresa: má gerenciamento operacional.


Toda via eu cumpri com o que me cabia. Fiz o pedido. Paguei. Recebi notificação de que não havia o produto em estoque. Optei pelo estorno e cancelei o envio. Eles resolveram achar o produto e sem me consultar se eu ainda o queria me enviaram. Recusei. O correto seria fazer o estorno.

Se alguém falhou no processo não fui eu. Pois eu sou a parte passiva no processo. Só peço-pago e recebo ou recuso.

Quem recebeu o pedido, quem expediu e quem entregou? Se alguém perdeu o produto ou desviou-o depois que recusei, isto não me diz respeito.

O que sei é que quando alguma empresa me sacaneia, por mais que eu goste dela, sempre haverão outras para aprender a gostar. Embora eu não seja fã do SHOPTIME, depois dessa experiência, com certeza não haverá mais chance de eu voltar a comprar nessa empresa.

Quando for comprar em alguma empresa online pesquise na internet para ver se há algum registro de problemas com essa empresa.

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