Passaporte com pelo menos seis meses de validade.
Passagem ida e volta.
Moeda em espécie (cash). Pelo menos 600Eu. Se quiser levar menos em espécie e o resto em cheques de viagem em euro, ok. Cartão de crédito e cartão do seu banco. Peça ao seu banco que lhe envie um extrato via carta.
Tirar um extrato da sua conta antes de embarcar até pode, mas não sei se vai ser aceito como comprovante. Leve a última fatura do cartão de crédito internacional. No seu cartão tem o limite de crédito. A credencial de peregrino já comprova seu destino e seu roteiro, assim não precisa fazer um roteiro detalhado de todos os lugares onde irá nem comprovar reserva de alojamento, pois vc. ficará nos refúgios de peregrinos e eles não aceitam reservas.
Leve o cartão do SUS e se for contribuinte do INSS providencie com antecedência um documento que dá direito a assistência médica nos países que tem convênio com o Brasil. A Espanha tem. Os sites das Associação do Caminho de Santiago informam como fazer.
Se não está recolhendo INSS o melhor é comprar seguro de viagem e levar a apólice do seguro de viagem.
Para ter uma cópia de alguns documentos importantes sem levá-los impressos (bilhetes de passagem, reservas, e outros documentos) tudo que achar necessário, pode ser colocado em um Pen Drive. O que já usou pode descartar e fica com a cópia no Pen Drive. Ou deixe cópias no seu email. Caso vc. perca os papéis tem como recuperar os dados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário