The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Observações do Caminho ou Trekking

Em 15 dias de caminhando em média entre 20-40km queimei 3Kg do meu peso. Contradizendo os especialistas comi pouco carbo, não bebi isotônicos, exceto a fórmula caseira de água com sal e açúcar. Mesmo assim, apesar do calor intenso, dificilmente bebia mais de 1,5 litros caminhando. Um único dia bebi 2l. Beber muita água e comer demais durante um trekking te deixa mais cansado e lento. Deve-se bebericar um pouco de água a cada 1h de caminhada. Não se deve beber em excesso a cada parada, goles grandes ou 500ml de uma vez. Se beber líquidos frios vai beber mais e sentir mais sede. Água pesa e entre pesar nas costas e na bexiga, melhor nas costas. Também não consegui comer coisas doces, como chocolate. Meu organismo foi bastante econômico comigo dessa vez. Nem chocolate pediu. Evitei refris, mas apesar de não gostar dos refris laranja, ataquei duas latinhas no final de duas etapas e me senti bem melhor. Devia estar precisando de acúcar :-)
Comi banana, pelo menos 4 por dia. E maçã sempre que encontrava. Levava duas pequenas na mochila. Algumas pessoas comem paçoquinha e bananinha. Acho muito doce. Caldo de cana só se for com bastante gelo porque tb. é muito doce e se vc. tiver diabete não beba. Pior é se vc. não souber que tem diabete. Risco à toa deve ser evitado. O melhor conselho é aquele velho ditado: "Conhece-te a ti mesmo." Cada um tem demandas e reações diferentes portanto dicas alheias servem apenas como parâmetro geral mas não podem ser tomadas como parâmetro seu.

Fiquei sabendo que Dorflex é um descausificador e causa osteoporose. Acho que tomei minha cota de dorflex nessa viagem. Apesar de nunca tê-lo usado antes senti que não era bom usá-lo continuamente. Dorflex tem cafeína, um dos componentes que retiram cálcio dos ossos. O café, chimarrão e refri tb. entram na lista.

Nenhum comentário: