Acordei cedo mas não me deixaram sair sem tomar café. Também não adiantava sair cedo demais porque o Parque só abre às 7:30, mas tem um bom pedaço de caminhada da Pousada até o portão de entrada. Sai às 7:00 e fui apreciando a natureza em volta. Ao chegar na portaria preenchi formulário, paguei taxa de 3,00 e comecei a subida. Nem em sonho eu chegaria no topo e voltaria até a portaria em um dia andando. Sorte que um casal de Timóteo,MG deu carona até o Torreirão. Dali até o abrigo são mais 9Kns. Quando cheguei no abrigo já era 12:00. Descansei, comi e tomei água, fui no banheiro. É nesse ponto que pode-se acampar custa 10,00 para pernoitar no abrigo. A trilha é mal sinalizada. As marcas em amarelo estão apagadas.
Quando faltava 100m para o pico desabou a chover e no teto das nuvens a chuva é tão fria que queima. Aliás as nuvens estavam abaixo do pico. A sensação era de poder tocá-las. O guarda parques me deu dois conselhos sobre a chuva no topo. 1. Não seguir na chuva principalmente se houver raios. Voltar. 2.Se me perder ficar onde estou e esperar alguém aparecer. Se começar a procurar um caminho posso me perder mais e mais e ir parar longe da trilha. Depois de dez minutos a chuva passou. Minha mochila não é impermeável e o celular que estava no bolso de fora afogou-se. Não funciona mais. Não subi até o pico (ainda ouvi alguém dizendo: "Vai desistir agora. Falta pouco, venha!") Depois me perdi na trilha, mas esperei como recomendou o guarda parques mesmo vendo que outros perdidos insistiam em achar a trilha e as marcas amarelas. Logo veio um guia que levou o casal de Timóteo de mula e ele apontou a trilha. Desci e fui escorregando na pedra lisa como sabão. Cai algumas vezes, mesmo usando bastão de caminhada.
Ao chegar no Torreirão ainda tinha todo os 11Km para descer. Desci troteando pois tinha que chegar na pousada até às 17:30 para esperar o ônibus e voltar para Carangola. Também tinha que deixar o parque até ás 17:00. Assim quando vi a camionete do guarda parque pensei que eles bem que poderiam me levar. Ai a camionete parou e me ofereceram carona até quase na portaria. Depois voltei a correr para chegar na pousada. Nem tomei banho. Peguei minhas coisas e fui esperar o ônibos que sai da porta da pousada. Vai até uma cidade vizinha e depois espera-se por outro que vai à Carangola. Chegeui lá no hotel às 21:00. Desta vez pedi um quarto nos fundos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário