Quando era criança. Não tinha chuveiro elétrico. Ou se tinha não podíamos ter. O chuveiro era um recipiente de um metal leve. Cabiam uns 5 litros de água e tinha um chuveirinho na base com uma válvula para abrir e fechar. Tinha que esquentar algumas chaleiras de água para misturar à água fria no inverno. Primeiro se abria um pouco e fechava. Então se ensaboava e depois enxaguava. Não podia dormir no ponto porque ficava sem água e toda cheio de sabão. Bons tempos. Sempre nos venderam a ideia de que o progresso é bom, mas agora estamos vendo que não era verdade. O progresso destruiu os recursos naturais, os solos, a camada de proteção da Terra, o equilíbrio dos oceanos, as florestas e tudo que faz o planeta respirar como um organismo único.Isso me lembra a Teoria de Gaia que surgiu tempos atrás. Quando estava em Floripa vi um livro do mesmo autor James Lovelock, A Vingança de Gaia. Na época muita gente riu de Lovelock. Quase ninguém lhe deu atenção. Enfim, só reagimos quando estamos com a corda no pescoço. Mas nem sempre há tempo. Lovelock tinha razão e tem novamente ao afirmar que fizemos estragos irreversíveis. Gaia (A Terra) já gastou seu limite de tolerância e não consegue mais reverter séculos de predação. Lovelock não é terrorista, ele sempre provou suas teorias com pesquisas fundamentadas e apresenta soluções. Tenho o primeiro livro dele, mas não tenho os outros. Ele usa como base o IPCC.O anterior, porque o livro fui publicado antes do atual.
Também tem este relatório que é interessante.
"Relatório Sobre Impacto Econômico das Mudanças Climáticas." Uma tradução do relatório pode ser lida nesse link
Os governos estão mais preocupados com o impacto econômico do que com o impacto sobre o meio ambiente. Já até se reúnem para calcular os lucros que terão com o degelo dos polos. Sabe-se que em baixo de camadas de gelo sólido há muito petróleo, pelo menos 25% das reservas que restam do combustível fóssil. As perdas serão maiores e não temos reservas nem fóssil nem em dinheiro para cuidar dos estragos que já vieram e ainda virão. Ficaremos cada vez mais pobres tentando nos salvar.
Lovelock diz que se não tivéssemos queimado essas reservas o mundo estaria bem melhor. Como diria John Lennon:Imagine todo o mundo andando de bike, que bom seria.
Mas isso nem o J.L. imaginou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário