The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quinta-feira, 12 de abril de 2018

São Paulo Abandonada

É degradante a situação de abandono da cidade de São Paulo. A sujeira sempre existiu mas já teve dias melhores. Agora o lixo se acumula em qualquer dia. Aquele esquadrão de limpadores de rua, a chamada zeladoria que no início da gestão do préfake estava nas ruas fazendo propaganda de empresas de limpeza, sumiu, bem como o dinheiro para a zeladoria, consumido em poucos meses. Certamente as empresas de limpeza não tem do que reclamar. Embolsaram tanto dinheiro que outra mamata como essa pode não se repetir até que um novo prefeito da direita seja eleito pelos paulistanos que ignoram a rua. Nunca, nunquinha vão por o pé nela. Por isso não tem do que reclamar. Se você não vê o que acontece na cidade, como você vai reclamar?

Imagem relacionada

O cheiro de mijo prolifera pelas ruas de São Paulo. Antes eles até jogavam uma água em algumas calçadas, mas agora não mais. Acabou a água ou acabou o convênio com os caminhões pipa. 

Mendigos à porta de mini-mercados, mercados, restaurantes, te esperam para pedir alguma coisa para comer. Drogados correm atrás das pessoas desesperados por algumas moedas para manter o vício. 

Não que isso nunca tenha existido em SP. Sempre existiu mas não chegava a me tocar como agora. Ficava ao longo. 

Outra coisa que me surpreendeu foi ver os estacionamentos do aeroporto de Guarulhos vazios. Em pouco tempo atrás não havia onde estacionar. As pessoas ficavam rodando a procura de vaga e não havia. Hoje há dois pátios vazios. Dois pátios imensos.

Resultado de imagem para estacionamento aeroporto guarulhos

A linha de trem que deveria chegar no aeroporto ainda não decolou. Na semana em que abriu para testes, apenas no domingo, amargou inundação da chuva. Prova que não se entrega o que não está pronto. Mas vai vendo, se o governador ia deixar uma obra dessas para o vice ficar com os louros da obra. Entregou do jeito que estava. Vai faltar, fazer uma estação para o terminal 2, porque só tem no terminal 1, onde se precisa pegar o bus que faz a transferência entre os terminais. Por enquanto gratuito, mas sabe-se lá por quanto tempo. 

Não é só o estacionamento do aeroporto que está vazio, as ruas, os teatros, as lojas. Tudo isso devido a retração da economia provocada pela insegurança política, o desemprego, a falta de dinheiro.

Há venezuelanos nas calçadas dividindo espaço com os moradores de rua. Soube que os habitues da calçada ficaram indignados com a presença dos venezuelanos. Quem lhes deu essa informação? Pois todo dia milhares de pessoas se juntam aos de casa. Claro que é visível que são diferentes pela aparência que ainda se conserva limpa, o que os distingue dos sujos e super sujos que já estão calejados pelo pretume da rua.

Não esperava ver uma disputa de território desse jeito. O brasileiro não é e nunca foi cordial. Seu Buarque de Holanda foi um historiador de escritório. Tivesse andado nas ruas e nas periferias teria escrito outras teses.



Nenhum comentário: