The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Ebook: Não Basta ser Botânico para Sobreviver em Marte

Não imagino a possibilidade de alguém querer morar fora do planeta terra. Sem oxigênio. Vivendo em cúpulas e respirando artificialmente. Sem poder voltar. Experimentos já foram feitos como um que acompanhei enquanto fazia Biologia. Chamava-se Projeto Biosfera. Uma grande cúpula fechada e dentro dela uma mini floresta, animais e tudo que tem na terra, inclusive pessoas. A conclusão: o ar  por falta de circulação e renovação tornou-se tóxico. As plantas e animais produzem CO2 e para onde vai esse gás se não for retirado da Biosfera? Algo tão obvio que espanta qualquer leigo. Uma falha básica.
Resultado de imagem para perdido em marte
Algumas dessas questões parece que foram resolvidas nessa nova ficção. O mais complexo nela foi produzir comida e água para irrigar o solo. Produzir comida toma todo o tempo do piloto. Algo tão primitivo que nossa geração não faz ideia do trabalho que dá produzir a comida que chega pronta na mesa. Se tivéssemos que voltar a plantar o que comemos muitos passariam fome.  Mas não basta ser botânico, agricultor, engenheiro ou químico e mesmo médico para sobreviver em Marte. Preste atenção, pelo menos vc. pode aprender a plantar batatas.

A gente que planta algumas coisas na horta sabe quanto tempo leva para crescer e colher batatas, cenouras, abóboras. E se não crescerem? O mais interessante é que a todo momento apresenta-se possibilidade de resolver problemas.

Há uma expedição que pretende abandonar alguns voluntários em Marte. Uma missão sem volta. Algo questionável. Mas há louco para tudo e como no Projeto Biosfera alguns lunáticos convenceram um milionário a investir no projeto outros milionários devem embarcar em novas miragens espaciais. Antes investissem por aqui seus milhões...

Apesar do livro se chamar Perdido em Marte o filme se chama The Martian: Bring Him Home. Traga ele para casa. O que nós dá uma ideia de que alguém não vai descansar até que isso ocorra e um possível resgate pode acontecer. O título original do livro é The Martian. Menos provável pois não entrega nada e até nos engana fazendo-nos pensar na possibilidade de encontrar algum marciano em Marte.

Enquanto ficção é interessante. Nada mais. O ritmo é de diário de bordo. Se vc. já viu o filme talvez o livro não seja tão atraente, mas se começou pelo livro vai querer ver o filme depois. O livro é meio monótono e também segue o diário de bordo. algumas partes são ajustadas no filme para dar mais dinâmica à ação. 

Nenhum comentário: