The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


domingo, 6 de setembro de 2015

EBook-Bio-Mujica-A Revolução Tranquila

Muitos criticam outros idolatram. Mujica é o cara, assim como Lula o foi? Depois das derrapadas de Lula, talvez Mujica pareça mais o cara do que Lula prometia ser. Ou talvez ele tenha decepcionado menos ou sido mais leal naquilo que aparentemente acreditava. Enquanto Lula sucumbia ao jogo político-financeiro. 

O fato é que o populismo é um caminho de sacerdócio, uma epifania que facilmente pode se transformar em um balaio de gatos brigando pelo peixe mais graúdo. O popular é louvado como o Salvador e pode ter o mesmo fim Dele: ser crustificado por aqueles que o temem ou não podem arrastar multidões nem convencê-las com seus sermões.

Mujica está mais próximo historicamente de Dilma, pois ambos lutaram na contra corrente. Enfrenaram ditadores, foram presos e torturados. Mas Mujica teve sorte de ser presidente de um país minusculo sustentado pelos uruguaios que fugiram da ditadura e da pobreza e vivem em outros países. Que assim como os cubanos que fugiram para a América, enviam dinheiro a seus parentes. A diferença é que o governo não fica com 90%  da remessa para si. 

Implantar uma nova visão de governo no Uruguai pareceria fácil diante de um cenário tão favorável. Afinal governar para uma população na sua maioria de idosos conformados, nada dispostos a revoluções modernas e nem mesmo a mudanças da sua rotina já adquirida poderia ser mais fácil do que governar para jovens revolucionários como ele o foi no passado. Isso não significa que o governo de Mujica não tenha tido oposição. 

No Uruguai ele pode, em fim, fazer a sua revolução, sem armas e sem derramar sangue. Ele soube esperar o tempo certo para o sonho que, foi cimentado na juventude, poder tornar-se mais possível.

Com 75 anos Mujica não tinha mais nada a perder. Já tinha o que precisava para viver. E não precisava muito. Não tinha filhos nem esposa para sustentar. Hoje tem esposa. Ele podia se dedicar exclusivamente a missão de deixar seu legado a quem quisesse segui-lo. Diferente de outros políticos que governam  para seus sucessores, ele governou para o país. Deixou uma lição que poucos aceitam ou podem seguir. 

Essa não parece a melhor bio dele. É mais um arquivo de registros da sua trajetória. O que ele fez de novo ou de diferente? Foi ser o exemplo daquilo que acredita.




Nenhum comentário: