The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quarta-feira, 22 de abril de 2015

Ebook:O Irmão Alemão

Há aquele já conhecido pé atrás com os livros de Chico, o tiozão com olhos de safira, que a mulherada ama adular. Mas não sei se são os olhos dele que vendem livros. Ajudam, isso lá deve ser verdade. Ciúmes, só se for dos olhos.

Nesse, há uma umas vozes estranhas. Ora parece que quem escreve é um português depois possa o bastão para um portenho. Há um jeito estranho no vocabulário que me faz pensar que nem seu velho pai, Sergio Buarque de Holanda, escreveria com termos tão passados sobre o passado. Talvez nem Machado de Assis, mas esse incomodo é meu e sou eu que devo arranjar o que fazer com ele.

Mesmo assim sigo lendo, mesmo achando que não foi ele quem escreveu e sim um gost-writter muito principiante no serviço.

Digo isso porque o tema é bom e se Chico guardou essa pérola por trinta anos, (o fato de ter tido um meio-irmão na Alemanha), foi talvez porque não soube esse tempo todo o que fazer com a pérola. Se vendia para alguém usá-la ou se ele mesmo a usava. Talvez tenha vendido e não souberam usar. Talvez ele mesmo não soube usar a pérola. Antes ele tivesse assumido que era uma biografia ou memórias, mas quis misturar-se a ficção e não deu muito certo.

Nenhum comentário: