"Um nobre participa de um de baile de máscaras em que desempenha o papel de Henrique IV, da encenação também participam Matilda mulher que ele ama, e seu rival, Belcredi. Este desmonta Henrique IV, que na queda bate a cabeça e se convence que ele é realmente a figura histórica que está representando. A loucura do homem é destacada pelos servos que o neto do Nolli coloca ao seu serviço para aliviar seu sofrimento, depois de 12 anos Henrique recupera a memória e entende que Belcredi o fez cair intencionalmente para roubar seu amor de Matilda, e fugir com ela. Ele decide fingir ainda estar louco, por se identificar com sua máscara e por não querer ver a realidade dolorosa.
Depois de 20 anos desde a queda, Matilda, na companhia de Belcredi e sua filha levam Henrique IV a um psiquiatra. O psiquiatra está muito interessado no caso de insanidade de Henrique IV, que continua a fingir ser louco, e diz que para cura-lo ele deveria tentar reconstruir a mesma cena de 20 anos atrás e repetir a queda de um cavalo.
Ao invés de fazer a cena com Matilda, sua filha que é semelhante a ela quando jovem, ocupa seu lugar. Quando Quando Henrique a vê pensa ser Matilda e percebe que ainda a ama. Assim, num impulso ele tenta abraça-la, mas Belcredi, seu rival, não quer que sua filha seja abraçada por Henrique IV e se opõe.
Henrique IV saca sua espada e golpeia Belcredi até a morte. Para escapar definitivamente à realidade "normal" (na qual, entre outras coisas, teria sido preso e processado), decide fingir ser louco para sempre."
Nenhum comentário:
Postar um comentário