|
Você pode usar um plantador antigo como esse. Ainda pode ser encontrado em agro-pecuárias ou lojas que vendes produtos para agricultores. talvez um vô ou alguém tenha uma dessas, especialmente se você morar em uma cidade pequena onde a agricultura seja a principal atividade. Não tendo terá que fazer o processo mais demorado. Para o sul do Brasil. para outros Estados consulte alguém entendido no assunto.
1. Esticar uma linha reta e com uma estaca com ponta de lápis ir fazendo os buracos (covas) onde os feijões serão depositados. Se vc. quiser fazer uma plantação bonita a linha é para isso, vc. vai plantando ao longo da linha. Depois refaz mais uma e mais outra linha até cobrir todo o espaço que tiver para plantar.
2. Coloque 2-3 feijões em cada cova de 50cm de profundidade e com o pé feche a cova.
O período para plantar feijão é em novembro ou dezembro para colher em janeiro se plantado cedo ou em fev/mar se plantado tarde.
Após o processo já mencionado é preciso esperar a planta crescer, dar flores e os frutos que são os feijões. Quando a vagem estiver secando é hora de colher.
3.Colhe-se manualmente arrancando a planta pela base e não pelas vagens que podem se abrir e deixar os feijão cair.
4.Feita a colheita armazena-se em lugar seco e comece a derriçar as vagens. Tirar uma por uma da planta.
5.Colocar as vagens secas e as verdes separadas sobre um plástico ou lona e deixar no sol para secar. o sol vai abrir as vagens.
6.Colocar as vagens secas dentro de uma bolsa e esta sobre um plástico e bater na bolsa fechada com um litro de vidro, um rolo de massa ou um pedaço de madeira para que os feijões se soltem das vagens secas.
7.Despejar o conteúdo sobre um plástico ou lona e separar as vagens secas do grãos.
8. Descartar as vagens secas e vazias.
9.Limpar o feijão separado. O processo de limpeza pode ser por abanamento usando uma peneira de palha e soprando a sujeira para fora. tb. pode-se usar um ventilador. Convém ainda deixar mais um tempo no sol, caso não estejam bem secos.
10. Armazenar o feijão limpo para consumo ou venda em garrafas pet limpas e secas.
Fazemos isso no quintal de casa todos os anos. Dá muito trabalho, mas rende feijão (uma ou duas bolsas) para todo o ano e o excesso é vendido.
O regime de chuvas pode atrapalhar se chover de menos é melhor que chover demais, mas a seca não é boa para o feijão nem o excesso de água.
Não usamos nenhum tipo de veneno e dessa vez nem limpamos o terreno. O feijão foi plantado no meio das capoeiras o que reduziu a produção pois as plantas competem e sombreiam o feijão, mas foi um período bem mais chuvoso, também, sendo assim o rendimento será bem menor.
2 comentários:
Muito útil a informação que você postou. Comecei a plantar no quintal de casa e queria ter uma estimativa de quantos gramas de feijão é obtido em um único pé. Vc tem essa informação para compartilhar? Muito obrigado e parabéns pelo post.
Olha, nunca tive essa curiosidade. Nem saberia fazer esse tipo de calculo por pé de feijão. Em geral o cálculo de produção é feito pela área plantada.
Postar um comentário