The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sábado, 10 de outubro de 2015

Tênis: Jogar pra quê se é mais fácil desistir?

Resultado de imagem para tennis withdraw

So many players retiring in Beijing. Should players pace themselves better? Too long a year? What do you think? ( Até a Chis Evert reclamou.)
Tantos tenistas desistindo em Pequim. Eles deveriam espaçar melhor (um torneio do outro)? Estão jogando muitos torneios num ano? O que vocês acham? (tradução e acréscimos por minha conta)

O tênis vai indo por um rumo muito ruim. As novas gerações parecem não terem mais nenhum amor ao esporte, mas mantém o amor ao dinheiro e a fama. O número de desistências é intolerável. Mais visível no feminino, mas igualmente no masculino. As meninas tem que jogar três sets e os meninos pelo menos dois a mais. Funciona assim: Você joga um set e ganha os pontos e o prêmio da rodada. Se vc. se inscreveu e não for tem que pagar multa. Então o atleta vai, joga um pouco e desiste e assim garante o que lhe interessa. Em grandes torneios o prêmio mesmo em rodadas de qualificação é consideravelmente grande. então vale a pena ir, mesmo não ganhado a partida. Por outro lado há torneios que são obrigatórios e ai o atleta por birra ou protesto pode ir só porque é obrigado e depois desiste durante a partida. Enquanto isso e outras coisas não mudarem as desistências tendem a aumentar.

Resultado de imagem para tennis withdraw

O que poderia mudar? A escolha dos torneios obrigatórios deveria ser mais flexível. A desistência não daria direito aos pontos e nem ao prêmio. A ausência sem justificativa médica continuaria sendo multada. Igualdade de sets para mulheres e homens, ou seja o melhor de dois. Se for cinco sets todos os sets deveriam ser no tie breack. 


Acho que muitos já pensaram nessas opções. 

Quanto as desistências, elas prejudicam muita gente que se esforça para montar os torneios, e quem paga caro para ver as partidas. As e os tenistas podem com o tempo ter sua imagem comprometida. 
Esse ano vimos Sharapova prometendo ir e na última e hora desistindo, entrando na quadra, jogando um pouco e desistindo. Sem contar no corpo mole que Serena vinha fazendo nos últimos meses. Elas ganham mais fora da quadra que jogando então não se importam com a imagem que conquistaram através do tênis. O que as impede de parar deve ser clausulas contratuais com patrocinadores. De resto elas já estão mais com o pé fora da quadra que dentro há algum tempo. 

Sou de um tempo em que era raro alguém desistir do jogo. As e os tenistas se jogavam. Entravam sem condições mas mesmo assim jogam partidas longas sem desistir. Com lombar doendo ou travada, com pulso dolorido, com joelho dolorido. Hoje qualquer "ai" é motivo para abandono e sem nenhuma consequência ou punição para a/o atleta. A seguir nesse passo vejo que o interesse do público que já é limitado pode ir se esvaziando cada vez mais. 

Hoje baixou o Meligeni em mim.

Em tempo:

Desistir ou perder na primeira rodada de Wimbeldon: 20 mil libras de prêmio.
Desistir ou perder  na primeira rodada de US Open: 39,5 mil dólares.
Desistir ou perder na primeira rodada em Roland Garros: 27 mil euros

Dados colhidos nas paginas dos torneios para 2015.



Nenhum comentário: