The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


domingo, 6 de setembro de 2015

Um mundo cada vez mais alérgico

Resultado de imagem para alergia a alimentos

Sabia que tinha algum tipo de alergia. Havia muita coceira no meu corpo. Mas eu só me coçava e não olhava o que tinha por baixo da roupa. Quando olhei descobri pontos avermelhados. Então, comecei a me questionar o que poderia ser. O leite, o pão, o ovo.... Fui testando por exclusão. Até agora leite e ovo mostraram-se alérgicos. Passei a tomar leite sem lactose ou leite de arroz. O ovo : já testei ovo orgânico e não orgânico e a alergia prevaleceu. ainda não testei se é a gema ou a clara ou ambas. mais provável que seja a gema. Até pouco tempo eu claramente não tinha problemas em consumir ovo, mas devo ter exagerado e me intoxiquei. 

Tem gente que já nasce com alergias, mas adquiri-las numa certa idade é cada vez mais comum. Seus células estavam saudáveis por anos e de repente dão um "tilt". Agora presto mais atenção a um dor de barriga. 

Há um kit (Food Detective) que testa 58 alimentos e pode-se fazer em casa, mas não tem no Brasil. Na Europa compra-se nas farmácias. Aqui só importando e mesmo assim não sai por menos de 600,00. Alguns laboratórios testam 121 e 221 alimentos ou substancias. Mas são igualmente caros. Vão de 800,00-1400,00.  O teste se chama ELISA Genarrayt IgG. Pode-se fazer o teste só do alimento suspeito. Só para ovo por exemplo. Acho mais fácil testar no método:tentativa e erro. 

O problema mais grave das alergias é quando ela causa o estreitamento ou até o fechamento da glote impedindo a passagem de ar. Há casos de urticária mais graves. Por isso é preciso tomar cuidado com alguns alimentos altamente alérgicos. Por enquanto só tenho leve urticaria e diarreia, mas fico mais atenta para não piorar. O difícil nessa idade é convencer quem mora com vc. a aceitar certas restrições ou tomar cuidado para não contaminar o que vc. come. O jeito é fazer sua comida em separado. Hoje eu apenas juntei uma migalha de ovo que meu pai derrubou no chão e em poucos minutos estava com coceira.

Nenhum comentário: