The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Ebook:Bio-Rafa Nadal Tênis

Resultado de imagem para rafael nadal

Rafa nasceu em Manacor, há pouco quilômetros de Palma de Maiorca. Toda sua família se envolveu no projeto de torná-lo um tenista de alta performance. Seu tio, ex-tenista, se encarregou de treiná-lo. Seu pai cuidava das finanças. Ex-tenistas locais também ajudavam na preparação. Sua equipe foi montada com pessoas da ilha que ele conhecia e tinha confiança. 


Rafa fala do seu problema congênito no pé que quase o levou a trocar o tênis pelo golfe. O problema ainda existe e incomoda, mas ele continua a jogar mesmo assim. Outros já teriam desistido.

"Rafa", biografia de Rafael Nadal - Foto: DivulgaçãoTambém fala de como seus pais e seu tio-treinador o ensinaram a ser educado e nunca xingar ninguém na quadra ou ter ataques de raiva, chiliques, como jogar a raquete no chão. Coisa comum com alguns tenistas. Há pouco um tenista australiano chamou Rafa de "boludo" em um torneio no Canadá. Depois falou para Stan Wawrinka que sua namorada o tinha traído com outro tenista. São truques que alguns tenistas mau orientados usam para desestabilizar o adversário quando estão perdendo ou vêem que não podem mais ganhar jogando honestamente. Mas Rafa foi orientado a nunca usar esse tipo de estratégia. Ele se treinou para ser inabalável. Dentro da quadra nada tira sua concentração.

A bio de Rafael Nadal não chega a ser decepcionante porque todo tenista que se preze tem seus dramas e Nadal tem muitos. Vale a pena saber quais são e como ele joga, Como treina, como se prepara física e mentalmente. Com sua idade e limitações já poderia ter pendurado a raquete e se aposentado, mas continua na ativa num rali pessoal para bater recordes. Todavia caindo no ranking a cada ano. Com suas limitações outros já teriam parado.

Nenhum comentário: