The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


quinta-feira, 23 de julho de 2015

Proust: Tempo Perdido?

Resultado de imagem para proust

Ocorre com frequência quando tento ler algum autor em português e não rola. Ai tento ler em outro idioma. Foi assim com James Joyce e seu Ulysses, tentei em português, depois fui para o inglês e acabei lendo em espanhol. O Som e a Fúria de Falkner também só desceu em espanhol. 
Já faz algum tempo que venho tentando ler Proust. Já tentei em francês. Não funcionou. Português também não deu. Tentei o inglês e está avançando bem. 
Já li Grande Sertão Veredas em italiano.
Tento, pelo menos, não desistir da leitura. Se a dificuldade é minha, então mudo de idioma até achar algum que eu possa ler. 
Se só lesse em português estaria limitada. Fatalmente teria que me render a minha limitação e esperar e depois tentar de novo.
Se será tempo perdido ler um cara que passava o dia na cama e saia a noite enrolado em cobertores e sobretudo? Só o tempo dirá.
Seria essa uma pequena loucura?

Nenhum comentário: