The only real voyage of discovery consists not in seeking new landscapes, but in having new eyes. Marcel Proust


terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Francês: Regras da boa educação em francês

Na França é regra desde cedo ensinar as crianças a dizer bonjour, merci, pardon...etc. Uma criança e até mesmo adultos são considerados mal educados se não começarem a sua conversação com um Bonjour Madame ou Bonjour Monsier.
Mas na prática os mais fixados com esse hábito, quase em extinção no resto do mundo, são os adultos. Quando encontro franceses de qualquer idade fico observando se seguem as regras que exigem dos outros. em geral não seguem. As crianças precisam ser lembradas pelos adultos constantemente da obrigação dos cumprimentos. 
Talvez sob o olhar rigorosos dos pais funcione, mas quando se vêem longe, as crianças, pré-adolescentes e adolescentes não ouvem muito os adultos e se liberam para a bagunça.
Em recente passagem por Lisboa fiquei num hostel que hospedava uma excursão de pré-adolescentes franceses e a bagunça que fizeram por lá deixaria muita gente de cabelo em pé. Nenhum horário era respeitado. Afinal, a vida em casa deve ser muito limitada. E por que nós que não somos franceses temos que aguentar sua mal criação no exterior? Ou se é educado o tempo todo ou não se é educado. Não importa onde eu for serei sempre educada. Então a "boa educação do francês" pode cair por terra numa simples viagem ao exterior, como aliás,  já presenciei várias vezes.

Mas a nós cabe não esquecer de dizer bonjour e todos os cumprimentos usados na França, pois como já me aconteceu algumas vezes que fizeram cara feia ou não me responderem antes de um cumprimento. Lembro da vez que fui pedir uma info a um guarda e ele me lembrou da palavrinha mágica: "Bonjour, Monsieur!". Só "bonjour" não serve. Depois de cumprir com a regra, ele se dispôs a me dar a informação solicitada.
Aqui no Brasil, costumo cumprimentar as pessoas e fico perplexa quando não ouça uma retribuição. Ou quando a pessoa faz de conta que não ouviu. Mas sei que esse costume não existe mais. Os pais cansaram de exigir que os filhos fossem gratos ou dissessem bom dia. E novas gerações cresceram sem esse hábito, que por mais mecânico que seja, em alguns momentos, quando sincero, nos traz alegria.

E como já dizia Mark Twain: "Posso viver por dois meses com um bom cumprimento."

Nenhum comentário: